Publicidade

Google exibe tecnologia que controla músicas usando o cordão do fone de ouvido

Por| 20 de Maio de 2020 às 16h00

Link copiado!

Reprodução/YouTube/Google
Reprodução/YouTube/Google
Tudo sobre Google

Na contramão do mercado em que companhias de smartphones estão eliminando os fios para fones de ouvido, o Google estuda uma tecnologia para comandos exatamente pelos cordões dos fones. A empresa divulgou um estudo no qual propõe interação por gesto e toque através de fios. Embora não seja somente dedicada para controle de músicas com fones de ouvido, o Google usou este exemplo para mostrar o potencial da ideia.

Chamada de E-Textile Microinteractions, a tecnologia funciona com inteligência artificial reconhecendo pressão, área e tempo do toque, além de torção dos fios. Com isso, é possível destinar comandos de acordo com a interação com a peça.

Em um dos vídeos, a companhia mostra o usuário controlando um Nest Mini somente pelo cabo do aparelho; com um toque simples, ele pausa ou retoma uma música. Girando continuamente, pode retroceder a execução, e torcendo rapidamente, troca a música. Deslizando pelo fio, modifica o gênero executado.

Continua após a publicidade

Assim, o Google propõe uma nova forma de controlar áudio com um “cordão inteligente”. Segundo testes da empresa, a tecnologia se mostrou mais precisa que controle por voz ou por toque, como acontece nos modelos sem fio. A empresa também mostra uma interface de navegador usando o mesmo modelo.

Outro desafio para a companhia é criar mecanismos para evitar comandos não intencionais e dar o feedback de quando um movimento foi reconhecido. Para isso, pode usar fibras de luz ou mesmo fazer a peça vibrar levemente.

Por enquanto, a pesquisa é só um estudo de tecnologia, sendo que o Google ainda não pretende fazer nenhum produto controlado por fio. O trabalho completo está descrito no blog de inteligência artificial da empresa.

Continua após a publicidade

Fonte: Google