Como funciona o áudio espacial dos AirPods?

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 01 de Junho de 2021 às 14h50
Foto: Omid Armin (Unsplash)

Uma das grandes novidades dos AirPods Pro e Max é o seu recurso de Áudio Espacial. Disponível apenas nessas duas versões, a funcionalidade requer a ativação nos ajustes do dispositivo através do iPhone ou iPad que estiver conectado e permite que seja previamente testado e comparado na própria tela de configurações.

O recurso de Áudio Espacial funciona através de um rastreamento dinâmico dos movimentos da sua cabeça ao utilizar os AirPods em seus ouvidos. Mesmo que você mexa a cabeça para o lado ao assistir um vídeo, os sons do ambiente da reprodução acompanharão o seu movimento. Já os sons de fala de pessoas permanecerão situados na tela ou no lado da ação em que acontecem no vídeo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Não se trata de um recurso para ouvir músicas, e sim para assistir filmes, séries, e vídeos em geral, que terão os sons de ambiente reproduzidos ao seu redor através do mapeamento dos fones, vindo de todas as direções em sua volta.

Você pode utilizar no seu Mac ou iPad para ver vídeos do YouTube, por exemplo, ou então, conectados à sua Apple TV para assistir ao seu filme favorito na televisão de casa. Claro que não é todo vídeo que oferece este nível de qualidade de áudio, porém, com o recurso ativado, você poderá automaticamente usufruir da mais alta qualidade de som de vídeos que contenham este tipo de recurso em sua configuração de áudio.

Veja como ativar o áudio espacial dos AirPods no iPhone ou iPad:

Passo 1: abra os Ajustes do seu iPhone ou iPad. Com os seus AirPods conectados ao dispositivo, clique em "Bluetooth".

Vá em Ajustes > Bluetooth. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: na lista de dispositivos disponíveis, encontre o nome dos seus AirPods e clique no ícone de informação, ao lado de "Conectado".

Clique no ícone de informação dos AirPods. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: desça a tela, procure pelo recurso de Áudio Espacial e o ative.

Ative o recurso de Áudio Espacial. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Caso queira ouvir e sentir a diferença entre os dois tipos de áudio, clique em "Veja e Ouça Como Funciona". Na aba de "Áudio Estéreo", a animação mostra como funciona o áudio bilateral, vindo à sua esquerda e à sua direita.

Áudio Estéreo dos AirPods. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Já na aba de "Áudio Espacial", a animação mostra como funciona o áudio vindo de todas as direções ao seu redor. Você pode alterar entre as duas abas para ouvir e comparar a diferença de sons do recurso.

Áudio Espacial dos AirPods. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.