Turismo Nerd: um passeio pelo Vale do Silício

Por Felipe Szatkowski | 04 de Abril de 2013 às 04h40

Na hora de escolher um destino para as suas férias, o que prefere: praia ou campo? Parques temáticos ou cidades que são um verdadeiro paraíso das compras? Em nossas últimas férias, a resposta não foi nenhuma das anteriores: como bons geeks, resolvemos partir para a Califórnia, nos EUA. Mas em nosso roteiro não havia surf, bronzeado ou Hollywood: o interesse era conhecer empresas e locais que fizeram história no mundo da tecnologia.

Mapa de todo o Vale do Silício, com nossos "alvos" bem definidos!

O Vale do Silício

Essa parte da Califórnia, situada ao Sul de São Francisco, ganhou o apelido de Vale do Silício. E se você conhece um pouco de tecnologia, já deve saber que o silício é um dos elementos fundamentais para a fabricação dos processadores que equipam seu computador, seu smartphone, tablet e câmera fotográfica. O termo surgiu exatamente por conta da quantidade de empresas envolvidas na fabricação de semicondutores em geral que se situam aqui. O desenvolvimento desse negócio associado à presença de universidades bastante respeitadas no mundo da ciência e tecnologia fez com que a região virasse o berço de vários "gênios" empreendedores que, hoje, fazem parte da nossa vida geek. A lista de quem fez nome por aqui é imensa, mas se dissermos que Steve Jobs, Steve Wozniak, Mark Zuckerberg, Gordon Moore, Sergey Brin, Larry Page, Eric Schmidt, Bill Hewlett e David Packard (linkar os artigos de personalidades tech....) são alguns deles, você já começa a ter uma ideia do nível e da importância dessa "turminha" para aqueles que gostam de tecnologia. São verdadeiros ídolos!

Mas... como conhecer as empresas por dentro?

Sem um contato prévio com a assessoria de imprensa, tudo fica mais difícil - e essa foi mesmo a nossa intenção. Quisemos saber como as gigantes recebem os fãs e consumidores que simplesmente chegam à sua porta e "batem a campainha". Será que qualquer um de vocês, leitores, conseguiria fazer o mesmo que nós?

Nosso "guia turístico" foi o navegador GPS, os endereços foram garimpados na internet e, com gravador e câmera fotográfica em mãos, partimos nessa aventura em busca dos QGs do Google, Apple, Facebook, LinkedIn, Intel, Cisco, AMD, Adobe e tantos outros. Será que nos demos bem? Será que tiramos uma foto ao lado de Zuckerberg? Será que andamos de bicicleta pelos corredores do Google? É o que você verá nos próximos capítulos dessa série.

Primeira parada: Garagem onde a Apple deu seus primeiros passos

Segunda parada: Garagem onde Bill Hewlett e David Packard fundaram a HP

Terceira parada: Googleplex, a sede do Google

Amanhã: a sede da Apple

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!