No Brasil, todo carro zero km terá chip inteligente até 2018, afirma Qualcomm

Por Redação | 06 de Março de 2017 às 11h50
photo_camera CNBC

A Qualcomm afirmou durante a MWC 2017, em Barcelona, que todo carro zero km terá chip inteligente a partir de 2018 no Brasil. A previsão da fabricante de processadores é baseada nas associações de empresas do setor de tecnologia com fabricantes de automóveis.

Segundo a companhia, a integração entre veículo, tablet e smartphone será maior com recursos de localização, monitoramento de combustível e agendamento de revisões. Nos próximos anos deverão ser conectados os veículos de transporte coletivo, carga e particulares, tais como táxi e serviços de aplicativo.

Num primeiro momento, os carros estarão conectados à rede através desses chips, iniciando a primeira onda de conectividade entre carro e redes inteligentes. O próximo passo é dar foco aos carros autônomos, que terão o reforço da conexão 5G, que promete muito mais velocidade na troca de dados.

A Qualcomm inclusive já fechou uma parceria com a Volkswagen na MWC e negocia com Audi e Peugeot. No caso do 5G a bordo dos carros, Ericsson, Telefónica, Instituto Real de Tecnologia da Suécia e Applus Idiada estão testando carros autônomos guiados através da nova rede de comunicação. Os veículos são testados em Barcelona e Tarragona, também na Espanha.

As companhias prometem que não só carros, caminhões e ônibus estarão ligados à rede por chips ou conexão por nuvem. Lanchas, barcos diversos, aviões, trens, motos e até carros de Fórmula 1 também estarão altamente conectados.

Fonte: O Globo

* A cobertura da MWC tem o apoio da Alcatel e FS.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.