Redes móveis funcionam bem mesmo com alto tráfego de dados nos Jogos Olímpicos

Por Redação | 09 de Agosto de 2016 às 19h42

De acordo com a Anatel, apesar do elevado tráfego de dados no serviço móvel dos Jogos Olímpicos, as redes estão funcionando adequadamente e segurando “o tranco”. Somente durante a cerimônia de abertura da Olimpíada, que aconteceu no último sábado (5), foi registrado um tráfego de 1,4 TB – o dobro do registrado na final da Copa do Mundo de 2014.

Na final do evento esportivo de dois anos atrás, a média de fotos enviadas e recebidas por espectador foi de 18, enquanto somente na abertura dos Jogos Olímpicos foram registradas 36 fotos enviadas e recebidas por pessoa. O cálculo foi feito baseado no tráfego total (uplink e downlink nas redes 3G e 4G) no período de quatro horas (das 19h às 23h), dividido pelo número de pessoas presentes e considerando o tamanho médio de 550KB por foto.

Ainda segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, não houve registros de congestionamento acentuado, tampouco de interrupções na rede de telefonia móvel. Contudo, a agência admite que, para alguns usuários e em períodos curtos de tempo, pode ter ocorrido deficiências momentâneas na rede mobile, mas nada que não tenha sido resolvido rapidamente.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A Anatel realizou testes de performance de rede na zona do Maracanã para simular o consumo de serviços que são mais utilizados em uma ocasião como a Olimpíada (como envio de fotos, download de arquivos e uso do serviço de voz), e as medições foram feitas durante o dia e à noite no estádio. Além de realizar testes para prevenir imprevistos com relação à conexão móvel durante o evento esportivo, a Anatel recebe ainda indicadores de desempenho de rede de telefonia celular que são enviados pelas operadoras ao Centro de Monitoramento de Redes da agência.

Fonte: Anatel

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.