Qualcomm e Google querem que Android rode em carros conectados

Por Redação | 18 de Maio de 2016 às 19h44

A Qualcomm anuncia uma iniciativa em colaboração com o Google para mostrar a eficiência do sistema operacional Android dentro dos carros. A iniciativa tem como objetivo ajudar fabricantes de veículos a criar sistemas de informação e de entretenimento eficazes usando o Android como uma plataforma comum, capaz de simplificar a maneira de adicionar aplicativos e serviços conectados para uma experiência de condução mais segura e intuitiva.

Com foco em acelerar inovações automobilísticas que permitem customização, foram demonstradas na Google I/O novas funções para veículos que operam com base no processador Snapdragon 820. O sistema tem alta performance de CPU, placa de modem X12 LTE e alta qualidade em processamento de vídeo.

É esperado que as montadoras, fornecedoras e desenvolvedoras de carros possam criar sistemas de informação baseados em Android usando as Automotive Development Platforms. Essas ADP oferecem acesso aos sistemas de desenvolvimento, testes e otimização de sistemas de informação, reduzindo o tempo e risco de criação de softwares.

“O Google está comprometido com a efetivação do Android como plataforma de inovação automotiva”, diz Patrick Brady, diretor de Engenharia do Android. “Estamos em colaboração com líderes da indústria, como a Qualcomm, para trazer o melhor do Android para os automóveis de uma maneira segura. Essa iniciativa representa o novo passo em direção a uma plataforma aberta e um ecossistema que permite aos fabricantes de carros criar sistemas de informação poderosos desenvolvidos para a era digital”, complementa.

Para o vice-presidente e gerente de produtos da Qualcomm Technologies Nakul Duggal, os processadores Snapdragon combinados com o sistema Android vão possibilitar a criação de carros conectados de última geração. “O Android como sistema operacional de carros vai permitir que motoristas e passageiros interajam com os veículos de maneiras totalmente novas”, finaliza.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.