Olimpíada Rio 2016: alguns números impressionantes da tecnologia envolvida

Por Igor Lopes | 08 de Julho de 2016 às 18h15

Faltam menos de 30 dias para a Olimpíada 2016 no Rio de Janeiro, e a cidade já "respira" os Jogos. Este será o evento mais conectado da história - basta pensar que, 4 anos atrás, em Londres, o Snapchat nem existia e os streamings de "meros mortais" se limitavam a plataformas pouco conhecidas. Além disso, hoje temos smartwatches, smartphones conectados à rede 4G, dezenas de aplicativos sociais. Os veículos de imprensa transmitem fotos em Full HD, imagens em 4K ou até em 8K e realidade virtual. Tudo isso impacta diretamente na infraestrutura necessária para disponibilizar esse conteúdo para 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo - sim, 5 em cada 7 pessoas no mundo deverão ser impactadas pelo evento que acontece em nosso país no mês de agosto.

Estima-se que as mídias online oficiais contabilizarão 18 bilhões de page views, e cerca de 3,5 bilhões de vídeos serão assistidos online. Serão 170 mil horas de conteúdo produzido, e que precisarão ser publicados praticamente em tempo real. Consegue imaginar a infraestrutura necessária para proporcionar tudo isso?

Esse foi o exercício da Cisco e de outras empresas que fornecem soluções tecnológicas para os Jogos de 2016. Veja, no infográfico abaixo, outros números curiosos relacionados ao evento e como as empresas de tecnologia vão oferecer soluções que comportem tamanho tráfego de dados.

números olimpíadas
Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.