Olimpíada Rio 2016: alguns números impressionantes da tecnologia envolvida

Por Igor Lopes | 08 de Julho de 2016 às 18h15

Faltam menos de 30 dias para a Olimpíada 2016 no Rio de Janeiro, e a cidade já "respira" os Jogos. Este será o evento mais conectado da história - basta pensar que, 4 anos atrás, em Londres, o Snapchat nem existia e os streamings de "meros mortais" se limitavam a plataformas pouco conhecidas. Além disso, hoje temos smartwatches, smartphones conectados à rede 4G, dezenas de aplicativos sociais. Os veículos de imprensa transmitem fotos em Full HD, imagens em 4K ou até em 8K e realidade virtual. Tudo isso impacta diretamente na infraestrutura necessária para disponibilizar esse conteúdo para 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo - sim, 5 em cada 7 pessoas no mundo deverão ser impactadas pelo evento que acontece em nosso país no mês de agosto.

Estima-se que as mídias online oficiais contabilizarão 18 bilhões de page views, e cerca de 3,5 bilhões de vídeos serão assistidos online. Serão 170 mil horas de conteúdo produzido, e que precisarão ser publicados praticamente em tempo real. Consegue imaginar a infraestrutura necessária para proporcionar tudo isso?

Esse foi o exercício da Cisco e de outras empresas que fornecem soluções tecnológicas para os Jogos de 2016. Veja, no infográfico abaixo, outros números curiosos relacionados ao evento e como as empresas de tecnologia vão oferecer soluções que comportem tamanho tráfego de dados.

números olimpíadas
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.