MWC 2016 - Tudo sobre o LG G5, novo smartphone modular e com câmera dupla

Por Caio Carvalho | 21.02.2016 às 15:21 - atualizado em 22.02.2016 às 01:03
photo_camera Divulgação

A LG marcou a abertura da Mobile World Congress 2016 na manhã deste domingo (21) com o anúncio de seu novo smartphone, o LG G5. E o aparelho promete bater de frente aos principais dispositivos da categoria, incluindo os vindouros Galaxy S7, que também será revelado hoje, e o iPhone 7, no segundo semestre.

Esta é a quinta geração de telefones da linha high-end da fabricante sul-coreana, que espera alcançar um público maior do que nas últimas duas versões do celular, o G3 e o G4, que não alcançaram tanto sucesso quanto o G2. Para isso, a empresa desenvolveu o gadget praticamente do zero e quase sem nenhuma característica em comum aos modelos anteriores. Basta tomar como exemplo o corpo em metal, algo inédito na família de smartphones da LG. Então, conheça abaixo as novidades do LG G5.

Hardware e software

O G5 já chega com uma arquitetura de respeito: é o primeiro smartphone do mercado a contar com o novo padrão de processador Snapdragon 820 da Qualcomm, uma evolução e tanto se levarmos em conta que o G4 possuía o chipset Snapdragon 808 em vez do 810. Vem ainda com 4 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, expansíveis para até 2 TB via microSD. Ele também vem equipado com uma bateria removível de 2.800 mAh, leitor de impressões digitais, tem apenas 7,7 mm e 8,6 mm de espessura e pesa 159 gramas.

Outras características incluem NFC, Bluetooth 4.2, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac e uma entrada USB Type-C, que permite conectar o cabo do aparelho independentemente do lado de encaixe. Quanto ao software, o G5 roda de fábrica o sistema operacional Android 6.0 Marshmallow com a interface UX 5.0 da LG, que agora está um pouco mais limpa que na geração passada.

Magic Slot

LG G5

Confirmando rumores, o LG G5 realmente possui um componente chamado Magic Slot. Basicamente, ele faz com que o produto se transforme em um aparelho modular, permitindo que o usuário troque alguns módulos de acordo com sua necessidade. Esse conceito não é inédito; foi lançado inicialmente com a startup Phoneblocks, que depois foi comprada pelo Google e hoje atende pelo nome de Project Ara.

No entanto, a LG parece ter feito o primeiro celular com peças removíveis que não lembra em nada os protótipos apresentados pela gigante das buscas até agora. Por enquanto, a companhia asiática exibiu três opções de acessórios extras, sendo eles o CAM Plus, uma câmera que desliza na parte inferior (assim como o slot normal da bateria), com botões físicos para controlar o obturador, o zoom e a gravação; uma bateria adicional de 1.200 mAh que, somada à bateria principal, totaliza cerca de 4.000 mAh; e o Hi-Fi Plus com B&O Play, um player portátil de áudio Hi-Fi para reprodução de áudio em alta definição a 384 kHz.

Tela e câmera

LG G5

Outro rumor que já havia sido confirmado pela LG é o recurso Always-On. Contudo, como tinha se especulado, a funcionalidade não tem um display dedicado, semelhante ao que acontece no LG V10. Em vez disso, a opção exibe notificações, lembretes, alarmes e outras informações na própria tela de bloqueio, o que garante um consumo mais eficiente de energia. Quem conhece os telefones da linha Moto, da Motorola, certamente vai se lembrar do Moto Display.

A tela é de LCD IPS com 5,3 polegadas e resolução QHD de 2.560 x 1.440 pixels (554 ppi). Enquanto isso, as câmeras traseiras - sim, são duas - possuem 16 megapixels e 8 megapixels, além de uma lente padrão de 78 graus e outra lente grande angular de 135 graus. Segundo a LG, isso faz com que o G5 tenha o sensor fotográfico "mais amplo disponível em qualquer smartphone do mercado", oferecendo uma qualidade única na captura de ambientes com muitos detalhes. Já a câmera frontal tem 8 megapixels.

Acessórios

Junto com o G5, a LG revelou uma gama de acessórios que vão funcionar em conjunto com o telefone. Batizada de LG G5 & Friends, a linha de periféricos amigos do aparelho conta com os já citados CAM Plus e Hi-Fi Plus, além de outros três dispositivos. Todos funcionam de forma integrada ao aplicativo Friends Manager, que opera como uma espécie de central de controle entre os acessórios.

O LG 360 VR, como o nome sugere, é um par de óculos de realidade virtual que não foge muito do conceito já à venda por outras fabricantes de smartphones. O grande diferencial é que o usuário não precisa conectar o celular no headset, mas sim plugá-lo pela entrada USB. Mesmo com o incômodo de fios, essa é uma solução bem mais prática para quem quer assistir conteúdos de realidade virtual sem precisar ter de colocar o aparelho no acessório.

LG G5

Outro gadget externo do G5 é a LG 360 CAM, uma câmera com suporte para gravação em 360 graus e que pode capturar imagens com resolução 2K. São três microfones para gravação de áudio surround em 5.1 canais, bateria de 1.200 mAh e 4 GB de espaço para armazenamento interno. Além disso, a LG anunciou o Tone Platinum, um par de fones de ouvido Bluetooth com suporte à tecnologia de áudio Hi-Fi e que reproduz arquivos em áudio lossless 24-bit.

Por fim, a companhia revelou o Rolling Bot. Trata-se de um dispositivo que lembra (e muito) o simpático BB-8 do filme Star Wars: O Despertar da Força, e que recentemente ganhou um brinquedo que pode ser controlado via smartphone. No caso do Rolling Bot, a proposta é adequar o robô no conceito de casa inteligente, uma vez que ele possui uma câmera de 8 MP para acompanhar tudo o que acontece no lar ou em outro ambiente.

Preço e disponibilidade

Sem revelar valores oficiais, a LG confirmou que o G5 faz parte do segmento premium, o que significa que seu preço vai ultrapassar facilmente a casa dos R$ 3.000. Para efeito de comparação, o G4 chegou ao Brasil custando R$ 2.999, e agora que o dólar aumentou e o governo encerrou a Lei do Bem - que previa desoneração de impostos sobre smartphones -, é melhor você preparar o bolso para um preço bastante salgado. Os acessórios também não devem sair barato em território nacional.

Por aqui, o aparelho deve ser lançado em abril.

Veja abaixo as especificações completas do LG G5

  • Sistema operacional: Android 6.0 (Marshmallow)
  • Tela: LCD IPS de 5,3 polegadas
  • Resolução de tela: 2.560 x 1440 pixels (QHD)
  • Densidade de pixels: 554 ppi
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 820
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 32 GB
  • Armazenamento externo: expansível com cartão microSD
  • Câmera traseira: dupla (16/8 MP) com lentes de 78° e 135°
  • Câmera frontal: 8 MP
  • Bateria: 2.800 mAh (removível)
  • Sensores: acelerômetro, barômetro, bússola, giroscópio e proximidade
  • Conectividade: conector USB Typc-C (compatível com USB 3.0), Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, Bluetooth 4.2, GPS, NFC, 3G e 4G
  • Extras: leitor de impressões digitais, câmera dupla e capacidade modular
  • Dimensões: 149,4 mm (altura) x 73,9 mm (largura)
  • Espessura: entre 7,7 mm e 8,6 mm
  • Peso: 159 gramas
  • Cores: Prateado, Titan, Dourado e Rosa