Museu do Videogame Itinerante está em São Paulo

Por Redação | 07 de Outubro de 2016 às 20h58
photo_camera Canaltech

Começou nesta sexta-feira (07) em São Paulo o Museu do Videogame Itinerante, evento com entrada grauita que reúne 250 consoles de todas as gerações, assim como diversas atividades para os visitantes. É a primeira vez que o evento vem à capital paulista, ficando no Shopping SP Market (Av. das Nações Unidas, 22540) até o dia 30 de outubro.

Além dos consoles de última geração como Xbox One e Playstation 4, os visitantes poderão conhecer mais sobre a história dos jogos eletrônicos conferindo mais de 30 consoles clássicos, que vão do Telejogo, Atari, Nintendinho, Master System, Mega Drive e Super Nintendo. Entre as atrações também há desafios Just Dance, simuladores de corrida, desfile de cosplay e muitos outros.

O Museu do Videogame Itinerante recebeu mais de 4 milhões de visitantes nos nove estados que passou em 2015 e é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris.

De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogamefabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Além de fazer a ponte para os mais jovens conhecerem consoles que nunca viram e conhecer a trajetória dos jogos eletrônicos, os mais velhos poderão curtir a nostalgia ao jogar títulos famosos em consoles clássicos do passado como Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Super Nintendo, Nintendo 64, Playstation 1, entre outros.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.