Museu do Videogame Itinerante está em São Paulo

Por Redação | 07 de Outubro de 2016 às 20h58
photo_camera Canaltech

Começou nesta sexta-feira (07) em São Paulo o Museu do Videogame Itinerante, evento com entrada grauita que reúne 250 consoles de todas as gerações, assim como diversas atividades para os visitantes. É a primeira vez que o evento vem à capital paulista, ficando no Shopping SP Market (Av. das Nações Unidas, 22540) até o dia 30 de outubro.

Além dos consoles de última geração como Xbox One e Playstation 4, os visitantes poderão conhecer mais sobre a história dos jogos eletrônicos conferindo mais de 30 consoles clássicos, que vão do Telejogo, Atari, Nintendinho, Master System, Mega Drive e Super Nintendo. Entre as atrações também há desafios Just Dance, simuladores de corrida, desfile de cosplay e muitos outros.

O Museu do Videogame Itinerante recebeu mais de 4 milhões de visitantes nos nove estados que passou em 2015 e é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris.

De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogamefabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Além de fazer a ponte para os mais jovens conhecerem consoles que nunca viram e conhecer a trajetória dos jogos eletrônicos, os mais velhos poderão curtir a nostalgia ao jogar títulos famosos em consoles clássicos do passado como Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Super Nintendo, Nintendo 64, Playstation 1, entre outros.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.