Museu do Videogame Itinerante chega a São Paulo em outubro

Por Redação | 29.06.2016 às 17:48
photo_camera Divulgação

Depois de passar por nove estados do Brasil no ano passado, o Museu do Videogame Itinerante está de malas prontas para São Paulo. A capital paulista receberá o evento em outubro, onde ficará em exibição por cerca de um mês.

Criado pelo jornalista e curador da mostra Cleidson Lima, o projeto foi idealizado em 2009 e é o primeiro museu dedicado aos jogos eletrônicos reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério da Cultura. Desde que começou a percorrer o país, a mostra já foi vista por mais de quatro milhões de pessoas.

O acervo é composto por mais de 250 consoles de todas as gerações e lançados nas últimas quatro décadas. Cleidson, que hoje tem 44 anos, começou a jogar games na época do Atari, mas só se tornou colecionador há dez anos. "Comecei como uma brincadeira, ganhava consoles antigos que iam para o lixo, e quando percebi, tinha mais de 70 videogames. O sonho da minha esposa era jogar tudo fora", brinca ele.

Entre os principais destaques da exposição estão o Atari, Nintendinho, Master System, Mega Drive, Nintendo 64, Sega Saturn, Dreamcast, Game Cube, Xbox e PlayStation 1. Também estarão na feira o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; o Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos), o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil), o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D), o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor), o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979, e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Coleco Telstar Arcade

Coleco Telstar Arcade

Além disso, há itens provavelmente desconhecidos até mesmo para alguns colecionadores, como o Coleco Telstar Arcade, de 1977. Lançado na era pong, o console era triangular e cada um dos seus lados tinha um controle diferente. Seguindo a mesma linha, o Museu do Videogame Itinerante traz o Coleco Telstar Combat, também de 1977, que tinha como foco o público que gostava de tanques de guerra. Outro videogame do acervo, o Action Max, de 1987, trazia jogos de tiro em fitas de videocassete. Os curiosos também podem curtir o Bandai Pip Pin Atmark, o único videogame criado pela Apple, em 1995.

Todos os itens trazem informações como nome, data de lançamento e detalhes técnicos dos videogames – alguns consoles mais antigos trazem também vídeos com comerciais da época e detalhes de como funcionavam. Fora conhecer aparelhos e jogos raros das últimas quatro décadas, os visitantes poderão jogar em alguns dispositivos que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford (1977), Atari 2600 (1976), Nintendinho 8 bits (1985), Master System (1986), Mega Drive (1988), Super Nintendo (1990), Nintendo 64 (1996), Game Cube (2001), Sega Dreamcast (1998), Xbox (2001), Playstation 1 (1994), entre outros.

Fora os aparelhos mais antigos, também estarão na feira os dispositivos mais recentes, como o PlayStation 4, Xbox One e Wii U. Mais de 30 consoles diferentes poderão ser testados pelos visitantes.

Serviço - Museu do Videogame Itinerante em São Paulo

  • Quando: de 8 a 30 de outubro
  • Onde: Shopping SP Market - Avenida das Nações Unidas, 22.540
  • Horário: ainda não divulgado
  • Entrada gratuita

Fonte: Link