Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA do Google vence partida de Go contra o melhor jogador do mundo

Por| 23 de Maio de 2017 às 16h55

Link copiado!

Donar Reiskoffer
Donar Reiskoffer
Tudo sobre Google

A inteligência artificial da Google, a AlphaGo, conquistou sua primeira vitória no jogo de tabuleiro Go contra o melhor jogador do mundo. O confronto ocorreu nesta terça-feira (23), no evento Future of Go Summit, na China, contando com a participação de Ke Jie — líder atual do ranking global do jogo.

A AlphaGo venceu o jogador profissional com apenas meio ponto de diferença, ou seja, a menor margem de vantagem possível no jogo. As próximas partidas estão agendadas para essa quinta-feira (25) e, a última, para sábado (27). Em coletiva, Demis Hassabis, líder e cofundador do projeto de IA DeepMind, elogiou a performance do pródígio de 19 anos Ke Jie: "Foi um ótimo jogo e levou a AlphaGo aos seus limites".

Essa não é a primeira grande vitória conquistada pela inteligência artificial, que, em janeiro, ganhou uma série de 60 partidas online contra diversos jogadores profissionais de Go, inclusive, com a participação de Ke Jie. Na ocasião, a IA ainda não tinha recebido o aprimoramento em sua arquitetura, que melhorou o desempenho da máquina por meio de simulações de partidas contra si mesma, dispensando, assim, a necessidade da análise de partidas realizadas por humanos.

Principais objetivos do projeto de IA

Continua após a publicidade

O projeto de inteligência artificial tem como principal objetivo o incentivo de investimentos na área. Além disso, a AlphaGo pode ser uma possível porta de entrada da Google na China, levando em consideração que, em território chinês, não possível acessar serviços como o Gmail ou até mesmo realizar uma busca no Google, devido a restrições impostas pelo governo do país.

Future of Go Summit

Além de ser palco das partidas entre a AlphaGo e Ke Jie, o evento Future of Go Summit conta com outras apresentações e palestras, que testarão a IA em partidas em que os dois terão o auxílio da AlphaGo e por meio de uma partida de cinco jogadores profissionais de Go contra a inteligência artificial. Caso queira obter maiores informações a respeito da agenda do evento, acesse a página oficial da AlphaGo ou acompanhe as atualizações pelo Twitter.

Fonte: Gizmodo Brasil