Huawei e Abranet fecham parceria para capacitação em fibra a pequenos provedores

Por Rafael Romer | 29.10.2015 às 10:22
photo_camera Reprodução

A empresa chinesa de soluções em telecomunicações Huawei e a Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet) anunciaram uma parceria nesta quarta-feira (28) durante a Futurecom para a capacitação e venda de tecnologias para pequenos e médios provedores (ISPs) brasileiros.

Com a assinatura do contrato, os 300 associados da Abranet terão acesso a soluções de conectividade da Huawei como GPON, ONTs, OLTs e rádios a preços menores que o do varejo. Os preços especiais ainda não foram definidos, mas devem ser ajustados até o próximo mês conforme a demanda.

Com as melhores condições de compra de tecnologia, os ISPs poderão transformar parte de suas expansões em CAPEX sem comprometer a capacidade de investimento. A Huawei também irá disponibilizar cursos de capacitação em redes de acesso e GPON (Gigabit-capable Passive Optical Networks) aos parceiros da organização.

"Hoje, os pequenos e médios já compram o mesmo volume de fibra ótica das grandes operadoras", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo. "E a ideia é que com a parceria a gente traga tecnologia através de condições comerciais atrativas e também capacitação para que isso fique mais profissional".

Com a parceria, pequenos e médios provedores também terão acesso a capilaridade da chinesa através dos 200 canais e integradores de tecnologia da Huawei em todo o território nacional. A extensão do ecossistema da chinesa permitirá ainda à Abranet se aproximar de outros pequenos e médios provedores brasileiros - hoje, existem pouco mais de 2 mil destas companhias atuando no país.

Não há um número fixo sobre investimento ou número de usuários em ISPs no país, mas o setor tem ganhado bastante espaço em áreas como o setor público de pequenas cidades, que estão privilegiando fornecedores locais de infraestrutura para projetos municipais de hotspots de Wi-Fi público. No ano passado, o segmento faturou R$ 140 bilhões.