Entenda como o uso da tecnologia vai permitir uma Gramado Summit presencial

Por Beatriz Vaccari | 26 de Junho de 2020 às 07h30
Gramado Summit

A pandemia causada pelo novo coronavírus resultou em cancelamento ou adiamento em massa de vários eventos sociais, conferências, lançamentos de filmes ou até a interrupção de linhas de produção. O ano de 2020 tornou-se um grande desafio para o mercado de eventos, tanto que algumas empresas tentaram contornar a situação desde adaptar seus compromissos para o meio digital, como a WWDC 2020 e o evento de lançamento do PlayStation 5, quanto fornecer alternativas para evitar a aglomeração de pessoas em feiras presenciais.

Um grande exemplo disso é a Gramado Summit, maior feira de empreendedorismo e inovação do Brasil, que acontecerá presencialmente entre os dias 30 de setembro a 2 de outubro, em Gramado, no Rio Grande do Sul. De acordo com a organização, medidas de precaução estão sendo tomadas para evitar filas e aglomerações no local.

A primeira é a exclusão da secretaria física para credenciamento dos participantes. Com isso, a retirada de credenciais foi repensada e será feita online, através do aplicativo oficial da feira. Assim como todas as informações dos participantes, a tecnologia disponibilizará o check-in digital e antecipado por meio de um QR Code. A funcionalidade é baseada em geolocalização pré-autorizada pelo usuário no próprio aplicativo, e o credenciamento poderá ser validado dentro de um raio de quilometragem que compreende a região de Gramado.

De acordo com o CEO da feira, Marcus Rossi, a preocupação em relação às credenciais virtuais foi a possibilidade do screenshot dos QR Codes para o uso de terceiros. Pensando nisso, a organização tomou medidas de prevenção. “No momento da primeira instalação do aplicativo do evento, informações únicas sobre o hardware do dispositivo serão salvas e testadas para equabilidade no momento da geração da credencial”, explicou.

Outras medidas

O evento vai oferecer o pagamento cashless para evitar o contato das pessoas com notas e moedas e também com filas e aglomerações. Basicamente, os participantes do evento poderão comprar vouchers de consumo através do aplicativo oficial e fazer a retirada do produto quando receberem a notificação dos estabelecimentos.

A organização da Gramado Summit também comunicou que todos os participantes da feira terão suas temperaturas corporais aferidas e passarão por uma cabine de higienização antes de entrar, além de receberem um kit com máscara de proteção e álcool em gel.

Em locais de aglomeração, como o palco principal, as cadeiras respeitarão o distanciamento mínimo, bem como os corredores da feira e estandes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.