Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google I/O: veja os principais destaques da conferência

Por| 29 de Maio de 2015 às 14h48

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Google

Na última quinta-feira (28), o Google deu o pontapé inicial na sua conferência anual para desenvolvedores que acontece em São Francisco, Califórnia. A Google I/O é o evento mais importante para os profissionais que trabalham com a plataforma móvel da empresa, e uma grande oportunidade para o Google apresentar ao mundo suas novidades.

Na abertura do evento, a gigante da web exibiu alguns recursos referentes à otimização do Android – que ganhou uma nova versão – novos apps, e também novas funcionalidades adicionadas a aplicativos já existentes. Se você não conseguiu acompanhar as mais de duas horas da apresentação de abertura da Google I/O, não se preocupe, nós fizemos um resumo com os principais anúncios que rolaram por lá. Confira:

Android M

Como não poderia deixar de ser, a próxima versão do sistema operacional do Google foi uma das grandes atrações. Confirmando os rumores, o nome do novo Android começará com a letra M. Por enquanto, a plataforma está disponível em uma versão prévia para desenvolvedores e, embora a data oficial de lançamento para os consumidores em geral não tenha sido anunciada, o modelo final da plataforma será lançado em algum momento do segundo semestre deste ano.

Continua após a publicidade

O Android M promete uma variedade de novas funcionalidades e melhorias, entre elas o suporte nativo para leitores de impressões digitais, ampliando assim o número de fabricantes interessadas em criar dispositivos com acesso a essa tecnologia.

Um recurso inteligente chamado Doze também será implantado, e promete o aumento na duração da bateria do seu gadget. Ele funciona com o auxílio dos sensores internos do dispositivo móvel para ajudar a reduzir o consumo. O Android M também aumentará o controle sobre os programas instalados no seu dispositivo, podendo autorizar exatamente o que cada um deles pode acessar.

Continua após a publicidade

Se você é usuário de um dispositivo Nexus 5, Nexus 6, ou Nexus 9 e não quer esperar tanto para fuçar as novas funcionalidades do Android, basta baixar a versão chamada Android M Developer Preview. Mas lembre-se que versões prévias de sistemas operacionais não são para os fracos e impacientes, pois geralmente vêm carregadas de bugs, além do fato de sempre existir a possibilidade de perder todas as informações do seu aparelho. Portanto, pense bem antes de fazer isso.

Android Pay

O Android M receberá uma plataforma chamada Android Pay, que basicamente tem as mesmas funções do Google Wallet, mas com um apelo bem mais amigável e semelhante ao Apple Pay: basta aproximar seu smartphone em um totem dedicado para pagar suas compras. Além das tecnologias toque-para-pagar e NFC, o Android Pay terá suporte para biometria.

Continua após a publicidade

Com o constante crescimento do sistema de pagamento do seu concorrente, o Apple Pay, a novidade já era esperada como um dos grandes anúncios da Google I/O.

Google "Now on Tap"

No Android M, o já conhecido assistente pessoal Google Now ganhou uma nova versão ainda mais inteligente. Rebatizado como "Now on Tap", ele irá ler informações de um determinado aplicativo e oferecer sugestões relevantes para as coisas que o usuário deseja fazer com aquela informação.

Por exemplo, se um amigo enviar uma mensagem de texto convidando você para assistir a um determinado filme, o Now on Tap vai fornecer a pontuação do filme em aplicativos especializados, e até mesmo perguntar se você deseja assistir ao trailer no YouTube; e o melhor, tudo isso automaticamente! Para conseguir tamanha integração, o Google afirma que turbinou os três componentes do Google Now: contexto, resposta e ação. Se cuida, Siri!

Continua após a publicidade

Android Wear

O Google adicionou alguns novos (e poderosos) aplicativos ao seu sistema operacional para dispositivos vestíveis, o Android Wear, incluindo Uber, Foursquare e Shazam. Mas o foco maior ficou por conta das atualizações que visam melhorar a experiência do usuário, principalmente na questão da exibição de informações, que ficarão visíveis por quanto tempo for necessário. Um exemplo prático dessa implementação seria o uso do Google Maps, assim ele permanecerá visível na tela enquanto o usuário não chegar ao seu destino.

Continua após a publicidade

Realidade Virtual

O Google Cardboard, a pequena caixa de papelão que pode se transforma em um acessório de realidade virtual, não é bem uma novidade, mas agora a empresa de Mountain View introduziu um novo modelo dos óculos. À primeira vista, o headset tem o mesmo design e material usado no aparelho apresentado na Google I/O do ano passado, a diferença é que ele agora está um pouco maior e, consequentemente, oferece suporte para telefones com telas acima das 6 polegadas.

Outra informação é que o Cardboard terá a educação como um dos focos principais do Google, mas também será voltado para experiências mais complexas, como o "Jump-Ready", um equipamento com 16 câmeras que será lançado em parceria com a GoPro.

Continua após a publicidade

Brillo

O Google também anunciou o Project Brillo, sua nova empreitada no mundo da Internet das Coisas. Basicamente, trata-se de uma versão extremamente básica da plataforma Android, capaz de trabalhar com dispositivos de baixa potência, como fechaduras de portas inteligentes e lâmpadas. A novidade aumentará a integração entre os dispositivos inteligentes da sua casa e, eventualmente, permitirá que o usuário dê comandos de voz para os gadget domésticos com o auxílio do Google Voice.

Continua após a publicidade

HBO Now para Android

O serviço de assinatura independente HBO Now está encerrando o seu período de exclusividade com a Apple e logo deve chegar aos dispositivos com Android. O HBO Now foi lançado em abril para a Apple TV, iPhones e iPads, pelo valor de U$ 14,99, nos Estados Unidos, sem a necessidade de uma assinatura de televisão a cabo.

Continua após a publicidade

Google Fotos reformulado

Confirmando rumores que surgiram no início da semana, o Google anunciou a nova versão do seu aplicativo Fotos. O serviço foi reformulado e agora oferece armazenamento gratuito e ilimitado de fotos e vídeos com até 16 megapixels e resolução de 1080p. Entre as principais novidades estão novas opções de edição, compartilhamento e armazenamento.

O app está muito mais inteligente e agora conta até mesmo com um sistema de reconhecimento facial para potencializar a função de pesquisa – que agora funciona como uma espécie de Google Imagens exclusivo para as fotos salvas no seu dispositivo. Basta digitar "cachorro" para que o Google traga todas as fotos do seu cachorro salvas no seu smatphone, sem a necessidade de adicionar nenhuma tag. Criação de gifs, colagens, histórias e filmes também fazem parte da atualização.

Um recurso que ganhou pouca repercussão, mas nem por isso deve ser deixado de lado, é a função que detecta automaticamente a falta de espaço de armazenamento no seu telefone e oferece a remoção automática dos vídeos e imagens que já estão salvos na nuvem. O novo Google Fotos está disponível em versões para web (photos.google.com), Android e iOS.

Continua após a publicidade

Serviços offline

Google Maps, YouTube e Chrome receberam novos recursos de funcionamento offline. Com a novidade, o Maps, por exemplo, passará a aceitar tanto comandos comuns de exploração do mapa quanto os recursos de passo a passo para chegar a algum destino, mesmo sem conexão com a internet.

Continua após a publicidade

Já o YouTube permitirá ao usuário salvar um vídeo para vê-lo mais tarde, em um prazo de até dois dias. O Chrome, por sua vez, ganhou uma ferramenta que analisa a conexão de rede para melhorar o carregamento de resultados feitos no browser e sites que forem acessados, priorizando o carregamento de textos ao de imagens e outros dados mais pesados. Os novos recursos de suporte offline serão lançados ainda este ano.

Family Store

A chamada Family Store é uma novidade que faz parte da loja de aplicativos oficial do Android. O espaço tem como prioridade dar aos pais controle total sobre as ferramentas que seus filhos acessam na Play Store. Por exemplo, se a criança tem entre 9 e 12 anos, os pais podem limitar o acesso dela apenas a jogos e livros com temática voltada para a pré-adolescência.