Publicidade

Google I/O 2015: Play Store terá seção de apps dedicada para pais e filhos

Por| 28 de Maio de 2015 às 16h42

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Google

Há alguns meses, o Google lançou uma versão do YouTube exclusiva para crianças. De lá para cá, surgiram alguns rumores de que a companhia daria continuidade a esse conceito de criar versões de seus sites mais famosos para o público infantil. E tal proposta acaba de chegar à Google Play Store, que ganhará nas próximas semanas uma seção dedicada aos usuários mirins.

Batizado de Family Store, o espaço tem como prioridade dar aos pais controle total sobre as ferramentas que seus filhos acessam na loja. Segundo Ellie Powers, gerente de produto da Google Play, um dos diferenciais está na busca por apps, que são separados por faixa etária. Os adultos podem filtrar os conteúdos de acordo com a idade e interesses dos pequenos, além de acessar recomendações com base nos gostos pessoais de toda a família.

Por exemplo, se a criança tem entre 9 e 12 anos, os pais podem limitar o acesso dela apenas a jogos e livros com temática voltada para a pré-adolescência. Se os usuários forem ainda mais novos, com idades entre 6 e 8 anos, os adultos podem então permitir que eles visualizem só games, filmes e obras literárias de cunho infantil, como os desenhos da Peppa Pig ou do canal de televisão PBS KIDS.

Há ainda um sistema de classificação chamado "family star" que fornece informações sobre a faixa etária de cada aplicativo, livro ou filme em específico, além de um novo selo que indicará quando aquela ferramenta exibe algum tipo de anúncio. Por fim, os pais contarão com novos recursos para determinar os downloads, compras e streaming de qualquer conteúdo feito pelos filhos.

Continua após a publicidade

A Family Store faz parte de uma iniciativa lançada pelo Google em meados de abril, o Designed for Families (Feito para Famílias, na tradução livre). Trata-se de um projeto destinado a desenvolvedores de aplicativos e jogos para o sistema operacional Android, com foco na família — especialmente o público infantil, que muitas vezes não está apto a baixar determinadas ferramentas.

Os apps que entrarem no programa serão beneficiados com algumas vantagens. Uma delas é um destaque maior em várias seções da Google Play Store, como conteúdos familiares e coleções montadas para as faixas etárias que são público-alvo daquele aplicativo. Além disso, os apps que ingressarem no Designed for Families participarão automaticamente de novas experências direcionadas às famílias e que serão lançadas em breve na loja de aplicativos do Google.