Google anuncia Play Store para Chrome OS

Por Redação | 19.05.2016 às 18:01

Dentre as surpresas do Google I/O 2016 estava a tão aguardada novidade: a Google Play Store finalmente vai estar disponível para o Chrome OS ainda este ano. A atualização vai disponibilizar mais de 1,5 milhão de apps para os computadores com o sistema operacional.

Segundo o gerente de produtos do Chrome OS Kan Liu, há muito que os usuários se queixavam e pediam por mais aplicativos nos Chromebooks. A partir de setembro, os dispositivos vão começar a receber a atualização, começando pelo Asus Chromebook Flip, Acer Chromebook R11 e o Pixel 2, até a maioria dos modelos ser atualizada até o final do ano. O update vai rodar tanto em processadores Intel quanto AMR.

"Vamos reunir toda a abrangência e versatilidade dos milhões de aplicativos da Play Store com a maior velocidade, simplicidade e segurança, o que significa que os usuários terão disponíveis nos Chromebooks todos os apps, games e mídia favoritos", comenta Liu.

Google Play Chrome

Um dos problemas, responsável pela demora da fusão das duas plataformas, era a disponibilização offline dos aplicativos. O redimensionamento — em modo paisagem ou retrato — também é um pequeno obstáculo. Por ora, os usuários terão de usar a orientação padrão de cada aplicativo, mas a possibilidade de alteração na orientação e redimensionamento estará disponível no futuro.

A plataforma de desenvolvimento também será atualizada, mas a compatibilidade será limitada aos modelos com tela sensível ao toque. A novidade, porém, abre novas oportunidades para negócios e desenvolvedores que poderão criar aplicativos mais versáteis , abrangentes e com novas ferramentas.

Google Play Chrome

Fonte: Blog do Chrome