Publicidade

Google anuncia 'Assistant', sua nova assistente virtual

Por| 18 de Maio de 2016 às 15h03

Link copiado!

Google anuncia 'Assistant', sua nova assistente virtual
Google anuncia 'Assistant', sua nova assistente virtual
Tudo sobre Google

Nesta quarta-feira (18), o Google deu o pontapé inicial do seu grande evento anual para desenvolvedores, o Google I/O. A primeira novidade apresentada pelo CEO Sundar Pichai durante a keynote foi o Google Assistant, a nova assistente virtual da companhia.

À primeira vista, trata-se de um Google Now "tunado", com mais recursos e inteligência apurada. O Assistant é ativado por voz e conta com algoritmos capazes de entender e obedecer comandos do usuário mesmo que ele não use palavras específicas, ou seja, seu processamento de linguagem natural foi aprimorado. "Pensamos nele como uma assistente de conversação. Queremos que os utilizadores tenham um diálogo contínuo de duas vias", explicou Pichai.

Um dos exemplos usados para mostrar o aumento da interação entre o utilizador e a assistente foi a possibilidade de realizar a busca por um determinado ponto turístico e, em seguida, pedir para que a Assistant te mostre o caminho até lá. Outra forma de utilizar a ferramenta é dizer "Ok, Google, tirar uma selfie", para que a câmera seja aberta; e assim por diante. O Assistant também funcionará em parceria com outros produtos do Google, como o recém-anunciado dispositivo Home e o aplicativo Allo.

Em suma, o Google Assistant parece ser um concorrente mais direto para a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. Este pode ser um sinal de que o Google está levando cada vez mais a sério o recurso de assistente virtual como algo com que os usuários realmente possam contar quando procuram uma resposta específica para algo.

Continua após a publicidade

Atualização: segundo a assessoria do Google, o Assistant, por ora, estará disponível apenas em inglês (americano e indiano). O Allo vai estar disponível no Brasil até setembro, inclusive, mas, por ora, sem o Assistant.