Gigabyte aumenta linha Aorus, que agora é sua principal marca gamer

Por André Fogaça
photo_camera André Fogaça

Durante coletiva de imprensa na capital paulista, a Gigabyte aproveitou a manhã desta segunda-feira (19) para anunciar novidades na linha Aorus. Antes exclusiva em notebooks, a divisão de produtos recebe status de marca e foca em alto desempenho com custo pouco abaixo de seus concorrentes.

Desde 2015 a empresa utiliza a marca para notebooks, mas agora o objetivo é de trazer os melhores produtos gamer (incluindo notebooks, telas, placas e demais periféricos) em m único nome. Sempre em produtos de alto desempenho e custo, focado no melhor que a Gigabyte pode oferecer aos clientes.

Nova linha Aorus substitui a G1 Gaming (foto: André Fogaça/Canaltech)

As novas placas apostam no VR Link, que é uma entrada dedicada para óculos de realidade virtual em HDMI direto na parte frontal da GPU. Praticamente todas as placas, com exceção de um apenas um modelo, contam com LEDs RGB não só no nome, mas também na ventoinha, para inúmeras opções de cores piscando (ou estáticas) dentro do gabinete. As ventoinhas podem até mesmo ficar desligadas, de forma individual, quando há baixa demanda de processamento gráfico. Isso economiza energia e também baixa o barulho gerado, que é maior apenas quando a placa é exigida em sua potência maior — em um game mais pesado, por exemplo.

Por fim, LEDs indicam a forma como a placa trabalha com energia, piscando direto no conector se houver problemas. Além disso, elas contam com proteção contra respingos acidentais em toda a placa — o que pode salvar o hardware em um eventual acidente com a refrigeração líquida que está dentro do gabinete.

Modelos de placas incluem a GeForce 1080 Ti em três variantes, sendo uma com refrigeração com água. Há também a 1070 sendo vendida, junto da 1060 em duas opções de potência. Modelos mais simples, como a 1030, são ainda focados em baixo custo e em jogos online mais simples. A Gigabyte também conta com gabinetes, coolers, mouses, teclado mecânico e até mesmo uma cadeira com todo o visual gamer que você espera destes produtos. Todos os lançamentos começam a chegar ao mercado a partir do mês que vem.

A linha G1 Gaming, que existia como uma das melhores da Gigabyte, mudou e agora tem nome apenas de Gaming, mantendo os estoques atuais das lojas — que apenas não serão mais atualizados, para a troca natural de nomes. As linhas gamers ficarão desta forma: os melhores produtos ficam com a Aorus, seguidos da Gaming e depois Gigabyte.