Geração Y: no Brasil, 9 de 10 participantes de eventos compram ingressos online

Por Redação | 09 de Junho de 2016 às 19h57

Uma pesquisa realizada com público de eventos no Brasil revelou que 90% dos adultos, entre 21 e 39 anos, preferem comprar ingressos pela internet. Para os entrevistados, a praticidade de comprar online e a fuga das filas são os principais motivos citados. O resultado aponta que entre os Millennials – ou Geração Y, os nascidos no final do século passado –, 9 entre 10 preferem este meio.

O estudo, realizado pela Eventbrite, envolveu 1.485 pessoas e foi realizado nos meses de abril e maio. Outro indicativo apontado é a preferência dos organizadores em comunicar-se com o público via redes sociais, 52%, seguido por comunicação via email, 32%, e por último o site do evento, 8%.

Quase a totalidade das pessoas que responderam a pesquisa confia nas plataformas de venda de ingressos online (92%), entretanto apenas 49% deles compram seus ingressos usando o próprio celular para isso. "Como o Brasil é considerado o 4º maior mercado de smartphones do mundo, consideramos uma tendência o uso dos smartphones para compra online, uma vez que quase metade dos respondentes da pesquisa apontaram para isso", afirma o Country Manager da Eventbrite Brasil, Hugo Bernardo.

De acordo com a pesquisa, 65% confiam em realizar pagamentos de ingressos usando celulares. A mais recente Pesquisa Brasileira de Mídia, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, mostra que 66% dos brasileiros já usam o celular como forma de acesso à internet, apenas superada pelo uso de computadores, que representa 77% dos acessos.

Millennials são a "geração da experiência"

A pesquisa também aponta questões comportamentais: 73% das pessoas que consomem ingressos para eventos relacionados a Arte&Entretenimento são motivados pelas experiências. A busca por vivenciar e experimentar momentos únicos e marcantes é uma característica forte dos Millennials ou Geração Y, conceito que envolve os jovens nascidos entre os anos 1980 e meados dos anos 2000 (com idades entre 36 e 16 anos), classificação feita pela maioria dos pesquisadores do assunto.

Um estudo anterior sobre o comportamento de consumo dos jovens dessa faixa etária, também feito pela Eventbrite, constatou que essa geração investe cada vez mais tempo e dinheiro em experiências ao vivo ao invés de gastar com objetos materiais e comprar algo desejável.

O preço e a companhia dos amigos também são fatores importantes na hora da decisão: o valor dos ingressos influencia metade das pessoas no momento da compra e o amigos pesam na decisão de 45% dos entrevistados.

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