Expo Influenciadores – Games Edition é inaugurada em São Paulo

Por Jessica Pinheiro | 29 de Março de 2018 às 17h30
Expo Influenciadores - Games Edition

A partir desta quinta-feira (29), os moradores e visitantes da cidade de São Paulo terão mais uma atração para visitar. O inédito evento Expo Influenciadores – Games Edition chega ao Shopping Plaza Sul e fica até o dia 26 de abril. O objetivo da exposição é de oferecer ao público uma experiência inédita dentro desse universo, além de uma oportunidade de aprimorar e orientar os visitantes a se tornarem influenciadores digitais.

Para esta primeira edição, como o subtítulo do evento bem sugere, o foco é nos games. Dado isso, o empreendimento receberá quatro influenciadores digitais de grande relevância no segmento de videogames para sessões de rodas de conversas bastante descontraídas e fotos com o público. Dentre os convidados para o projeto, estão o blogueiro de games e animes Muca Muriçoca; o campeão do reality show sobre youtubers gamers Legends of Gaming Brasil, Patife; a jogadora de Minecraft e vlogger de assuntos diversos Bibi Tatto; e o Coelho do canal Mateiformiga, influenciador que comenta sobre jogos e aplicativos em seus vídeos.

A exposição funciona todos os dias, das 12h às 20h, e é recomendada para crianças a partir de 7 anos de idade. O ingresso promocional na meia entrada custa R$ 10,00. Além da presença dos vloggers, o evento ainda conta com diferentes experiências. A convite da organização do evento, o Canaltech pôde conferir como funciona esta imersão no mundo dos influenciadores digitais.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Reprodução do quarto/estúdio de um dos influenciadores convidados para o evento. (Foto: Jessica Pinheiro)

Curso para se tornar um influenciador

A Expo Influenciadores – Games Edition está localizada no Piso 1 do Shopping Plaza Sul. Logo na fachada do local, é possível visualizar alguns computadores, nos quais os visitantes precisam se cadastrar para iniciar o tour pelo evento. Para auxiliar o público, ao longo de todos os dias de exposição haverá a presença de diversos assistentes, que ajudarão as pessoas e explicarão como funciona o curso.

Após completar o cadastro, que pede nome, data de nascimento e e-mail, o visitante é guiado pelos corredores, onde conhecerá o estúdio dos quatro influenciadores digitais convidados para esta edição da Expo Influenciadores. O estúdio, no caso, é uma reprodução fiel dos quartos dos vloggers, e nos monitores são exibidos vídeos retirados diretamente dos canais dos criadores de conteúdo.

Logo em seguida, o visitante é alocado em uma sala repleta de computadores e headphones, onde irá assistir uma série de vídeos apresentados por um influenciador digital experiente do segmento. Até o momento, são cinco vídeos com duração média de 3 a 4 minutos, e, ao longo deles, o público receberá diversas dicas e conselhos sobre como se tornar um digital influencer, além de entender melhor como funciona a criação de um canal.

A Game Room é onde os visitantes poderão desfrutar de alguns títulos por um tempo médio de 15 minutos. (Foto: Jessica Pinheiro)

Terminado o pequeno curso, o visitante recebe um certificado via e-mail e segue até um estúdio de criação, onde dará os primeiros passos para se tornar um influenciador digital: ali, com o auxílio de uma equipe técnica, a pessoa gravará um vídeo de até 30 segundos, saudando seu público e as pessoas, e falando um pouco de si, caso queira. A ideia nesta área é dar uma noção de como funciona o processo de criação de conteúdo. Um integrante do staff do evento, inclusive, revelou que os melhores vídeos serão selecionados para serem exibidos nos monitores do local no dia seguinte. Os melhores vídeos, isto é: os que forem mais compartilhados nas redes sociais, que receberão prêmios da organização do evento.

Caso queira, o visitante pode ainda visitar a Gamer Room, quando passar por todo este processo. Neste lugar, as pessoas poderão jogar Fortnite, FIFA 2018, League of Legends, Asphalt 8, dentre outros, em PCs equipados e poderosos.

A imersão em uma experiência diferenciada

O projeto nasceu a partir de uma idealização da YDreams Global, mas contou com uma parceria entre pelo menos 4 empresas para que pudesse ser colocado em prática: a LG que forneceu os equipamentos, a Razer com seus poderosos headsets e headphones, e a Sonae Sierra, especialista, desenvolvedora e proprietária de shoppings centers no Brasil.

Nesta área, os visitantes passam por uma espécie de minicurso de como se tornar um influenciador digital. Até o momento, existem cinco vídeos de 3 a 4 minutos cada, mas com o tempo eles serão renovados. (Foto: Jessica Pinheiro)

Como nem o YouTube e tampouco o Twitch estão envolvidos na idealização da exposição, os aspirantes a influenciadores digitais podem escolher qualquer uma das plataformas para iniciarem suas possíveis carreiras na área. Esta informação foi confidenciada por Karina Israel, cofundadora e CGO da YDreams. Em uma conversa com o Canaltech, ela também revelou que os objetivos principais da iniciativa são dois: “estimular as pessoas a serem influenciadoras”, e juntar dois universos: os influenciadores digitais e suas ramificações, sejam estas games, beleza, moda, casa, dentre tantas outras. O mundo de assuntos que os vloggers podem abordar, afinal, é bastante amplo.

De acordo com Karina, para a primeira edição da Expo Influenciadores foi escolhida a temática de videogames, já que o mercado do segmento é extremamente forte no país. O evento ficará neste primeiro mês no Shopping Plaza Sul, mas a intenção é que ele passe por diversos outros shoppings do país ao longo do próximo um ano e meio. As próximas edições da exposição, segundo a executiva, devem ser focadas em outros assuntos, como beleza, maquiagem, ou até mesmo futebol.

A responsável pelo marketing e comunicação corporativa da Sonae Sierra, Laureane Cavalcanti, também revelou que a companhia já tinha a intenção de “surfar na onda” de influenciadores digitais há um bom tempo. “Queríamos trazer essa realidade para dentro dos shoppings”, de modo a aproveitar a febre. Ela ainda revelou que outros vloggers que criam conteúdo voltado para games devem aparecer na Expo Influenciadores – Games Edition ao longo do mês para falar com o público sobre a produção de seus vídeos e também sobre assuntos mais técnicos, que envolvem o desenvolvimento de um jogo.

Os convidados para esta etapa do Expo Influenciadores - Games Edition. (Foto: Jessica Pinheiro)

Reforçando a ideia de fazer os visitantes se sentirem imersos no universo dos influenciadores digitais, Laureane também explicou que o público passa pelo curso para se tornar um, porque a Sonae Sierra quis trazer uma experiência diferenciada para as pessoas. “É um diferencial”, ela afirma, ao comentar um dos principais objetivos da companhia.

Atrações diversas ao longo do mês

A atividade itinerante ainda conta com um espaço para que as pessoas participem de conversas, workshops e oficinas com convidados especiais, que participarão da agenda programada de atrações ao longo do mês de abril.

Os interessados em participar das sessões de fotos com os influenciadores convidados para esta edição (Muca, Patife, Bibi e Coelho) devem se atentar à agenda dos vloggers, e só poderão participar das atrações com eles mediante retirada prévia de senhas. As vagas são limitadas.

Haverá, ainda, encontros com outros convidados do segmento, que realização um bate-papo a respeito de temas da indústria, tais como Gestão de Equipes de e-Sports, Realização de Campeonatos, Comunicação Digital em eSports e Mulheres no Mercado de eSports. Todas estas atrações acontecerão em um espaço dedicado da exposição, localizado também no Piso 1, em uma área próxima.

A edição de games da exposição começa nesta quinta-feira (29) e vai até 26 de abril. Ao longo do próximo mês, diversas atrações estão agendadas. (Foto: Jessica Pinheiro)

O local onde o público visitará os quartos dos vloggers e participação de um curso, além de poderem jogar, comporta até 70 pessoas por hora. E para participar de um meeting com os influenciadores digitais, os visitantes deverão passar por uma mecânica de participação, realizando um tour pela área e agregando carimbos em um encarte, os quais serão apresentados e trocados por ingressos para conhecer os convidados.

Para mais informações a respeito dos dias e horários das atividades, sessões de fotos, dentre outros, visite o site oficial da Expo Influenciadores – Games Edition.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.