Estudantes brasileiros são finalistas do desafio "Fly your Ideas"

Por Redação | 13.05.2015 às 15:37
photo_camera Foto: Reprodução

Um grupo de estudantes da Universidade de São Paulo está entre os cinco selecionados pela Airbus no desafio "Fly Your Ideas", que já está na quarta edição. A equipe, batizada de Retrolley, vai competir no dia 27 de maio com outros quatro times em Hamburgo, na Alemanha, para apresentar o seu projeto para a própria Airbus e diversos especialistas da indústria. A ideia mais inovadora volta para casa com o prêmio de € 30.000, e o vice-campeão com € 15.000.

Entre os projetos finalistas estão ideias que vão desde uma pele sobre a asa que absorve vibrações naturais e fornece energia aos sistemas de voo do avião, passando por drones que desviam pássaros a locais seguros chamados "porto de pássaros", até um sistema infravermelho que detecta obstáculos potenciais.

Foram mais de 500 inscrições no desafio global da Airbus, que acontece a cada dois anos. O Fly Your Ideas surgiu em parceria com a Unesco e tem o objetivo de inspirar a nova geração de pessoas inovadoras, fazendo com que elas tenham a oportunidade de descobrir como funciona a indústria da aviação.

A diversidade é o destaque desta edição e o motivador central para o desempenho dos estudantes. Neste ano, os finalistas representam uma participação mais diversificada registrada na história da competição. São oito nacionalidades de nove universidades e uma maior porcentagem de estudantes do sexo feminino. As equipes vêm do Brasil, China, Japão, Holanda e Reino Unido.

Retrolley

Os brasileiros optaram por abordar a questão da redução da produção de lixo durante a viagem, diminuindo o tempo levado para a coleta e separação dos materiais após o voo. A medida também deve otimizar o tempo de operação das companhias aéreas, principalmente em voos curtos.

Retrolley

O carrinho é capaz de separar o lixo e reciclá-lo, diminuindo o volume de metal, papel e plástico em até 30kg, também reduzindo o consumo de combustível e oferecendo mais espaço para lanches e bebidas.

Mais informações sobre o projeto e os outros finalistas estão no site oficial do evento.