Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Colégio Eniac recebe etapa nacional da maior olimpíada mundial de robôs

Por| 13 de Setembro de 2019 às 13h35

Link copiado!

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Neste sábado (14), acontece a etapa nacional da World Robot Olympiad (WRO), a maior competição mundial de robôs. A sede desta etapa é o Colégio Eniac, uma instituição de ensino que tem como premissa utilizar a inovação tecnológica a serviço da aprendizagem.

A competição une jovens a partir de dez anos que almejam representar o Brasil na etapa Internacional na Hungria. O principal objetivo do evento é estimular atividades relacionadas a ciência e tecnologia nas escolas, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas através de desafios envolvendo robótica. Os colégios formam equipes de três alunos para criar, projetar e construir modelos de robôs que devem desempenhar a função proposta no desafio. O tema da edição de 2019 é Smart Cities, então a expectativa gira em torno de desafios sobre governo, trabalho e educação.

Duas modalidades constituem a competição: Open e Regular. Na Open, os alunos precisam construir e programar robôs que ajam de acordo com o tema da competição. Já na Regular, os robôs precisam cumprir um determinado desafio, como substituir lâmpadas antigas por lâmpadas inteligentes, por exemplo. Nesta  última modalidade, as equipes se dividem em Elementary (de 10 a 12 anos), Junior High (de 13 a 15 anos) e Senior High (de 16 a 20 anos).

Continua após a publicidade

“O ensino de robótica é algo bastante presente nos programas curriculares do Colégio Eniac e estimulamos fortemente o uso de espaços como o MediaLab e FabLab. Acreditamos que essa plataforma é essencial para estimular a criatividade e a desenvoltura dos estudantes ao enfrentar desafios e solucionar problemas”, afirma Sebastião Garcia Junior, professor do Colégio Eniac e do Centro Universitário Eniac. “Para nós, sediar uma competição deste calibre é uma honra e o sinal de que estamos no caminho certo”.