Colégio Eniac recebe etapa nacional da maior olimpíada mundial de robôs

Por Nathan Vieira | 13 de Setembro de 2019 às 13h35
Reprodução/Facebook

Neste sábado (14), acontece a etapa nacional da World Robot Olympiad (WRO), a maior competição mundial de robôs. A sede desta etapa é o Colégio Eniac, uma instituição de ensino que tem como premissa utilizar a inovação tecnológica a serviço da aprendizagem.

A competição une jovens a partir de dez anos que almejam representar o Brasil na etapa Internacional na Hungria. O principal objetivo do evento é estimular atividades relacionadas a ciência e tecnologia nas escolas, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas através de desafios envolvendo robótica. Os colégios formam equipes de três alunos para criar, projetar e construir modelos de robôs que devem desempenhar a função proposta no desafio. O tema da edição de 2019 é Smart Cities, então a expectativa gira em torno de desafios sobre governo, trabalho e educação.

Na WRO, estudantes devem criar robôs que odebeçam à proposta dos desafios (Foto: Reprodução/Facebook)

Duas modalidades constituem a competição: Open e Regular. Na Open, os alunos precisam construir e programar robôs que ajam de acordo com o tema da competição. Já na Regular, os robôs precisam cumprir um determinado desafio, como substituir lâmpadas antigas por lâmpadas inteligentes, por exemplo. Nesta  última modalidade, as equipes se dividem em Elementary (de 10 a 12 anos), Junior High (de 13 a 15 anos) e Senior High (de 16 a 20 anos).

“O ensino de robótica é algo bastante presente nos programas curriculares do Colégio Eniac e estimulamos fortemente o uso de espaços como o MediaLab e FabLab. Acreditamos que essa plataforma é essencial para estimular a criatividade e a desenvoltura dos estudantes ao enfrentar desafios e solucionar problemas”, afirma Sebastião Garcia Junior, professor do Colégio Eniac e do Centro Universitário Eniac. “Para nós, sediar uma competição deste calibre é uma honra e o sinal de que estamos no caminho certo”.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.