BIG Festival 2018 divulga lista completa de palestras, workshops e mesas

Por Wagner Wakka | 30 de Maio de 2018 às 17h11
photo_camera Divulgação

O Brazil's Independent Games Festival (BIG Festival) divulgou nesta quarta-feira (30) a programação completa da sexta edição do evento, que acontecerá entre 23 de junho e 1º de julho em São Paulo e no Rio de Janeiro. A agenda conta com um catálogo de jogos abertos ao público, entrada gratuita e palestras com especialistas do mercado de games.

No total, são mais de 190 nomes da indústria nacional e internacional que vão participar de discussões, workshops e mesas de negócios, em 160 sessões, todas abertas ao público. Para participar, é preciso se cadastrar gratuitamente pelo site do evento.

Dentre os desenvolvedores e figuras do mercado confirmados estão Mike Foster (Sony),  Bobby Wertheim (SEGA), Joel Breton (HTC) Lauren Freeman (Electronic Arts), Chris Remo (Campo Santo), Shinji Namekawa (Konami), David Wood (Bandai Namco), Esteban Lora (Microsoft),  Bill Le Voir-Barry (IBM), Reginaldo Valadares (Rovio), Steve Escalante (Versus Evil) e muitos outros.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Na lista de jogos, o evento também tem um grande corpo: são 646 games de 53 países (420 só de desenvolvedores brasileiros). O anúncio dos prêmios, que somam R$ 45 mil, será realizado na Cerimônia de Premiação, no dia 28 de junho, em São Paulo. O BIG também já divulgou os indicados para as categorias competidoras neste ano.

Debates

Um dos temas principais deste ano é o mercado de trabalho. A proposta é aproveitar a união de desenvolvedores para discutir as oportunidades do meio. O evento traz palestras como “Cursos de Games e Mercado de Trabalho” e discussões como “Meu Filho Quer Estudar Games, e Agora?”, focada em ajudar os filhos na escolha profissional.

O BIG também conta com discussões sobre diversidade e inclusão social, dois temas essenciais para uma comunidade que recorrentemente ainda se mostra fechada ao diferente. Para isso, o evento tem o BIG Impact, espaço em que desenvolvedores são convidados a apresentarem iniciativas que colaborem com temas de avanço humano. Uma das apresentações é “Mulheres no Jogo: O que Fazer pra Aumentar a Presença Feminina na indústria de Games”, em que desenvolvedoras relatam o que estão fazendo para aumentar a sua presença no setor. Já no painel "Games e Inclusão Social", desenvolvedores falarão como têm contribuído com a questão no setor, seja pela raça, gênero ou orientação sexual, a fim de promover a inclusão social.

Ainda, um último tema serão os eSports, um cenário em crescimento no país. Pela primeira vez o BIG terá um espaço para discussão da atividade.

O BIG também tem uma programação exclusiva para o Rio de Janeiro. A principal atração será Shawn Patton, da Schell Games, maior estúdio de games na área de educação nos EUA. Shawn irá discutir ideias e desafios na criação de projetos em VR, além de compartilhar histórias sobre jogos de impacto social produzidos pelo seu estúdio desde sua fundação até as previsões para o futuro.

Em São Paulo, o evento acontece no Centro Cultural São Paulo; no Rio, no Centro Cultural Oi Futuro.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.