CIAB: atletas olímpicos vão debater tecnologia em evento em São Paulo

Por Redação | 08 de Junho de 2016 às 17h30
photo_camera Divulgação

Pouco antes do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que acontecem agora no segundo semestre, o Brasil também vai sediar o Congresso e Exposição de Tecnologia das Instituições Financeiras (FEBRABAN) do Ciab. E nesta quarta-feira (8), a entidade anunciou que a 26ª edição do evento contará com a presença de vários atletas do esporte nacional, incluindo Lars Grael, Xuxa e Tande.

O Ciab FEBRABAN 2016 deve receber mais de 100 expositores e 210 painelistas que apresentarão as mais importantes tecnologias e inovações do setor para mais de 20 mil visitantes. O congresso ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Estarão presentes no evento empresas multinacionais, internacionais, startups e fornecedores de diferentes soluções tecnológicas para o mercado financeiro. Com o tema central "Cultura Digital transformando a Sociedade", o público poderá conferir nessa edição, em um único espaço, todas as novidades e soluções tecnológicas previstas para os próximos anos.

O congresso será dividido em cinco trilhas: TI e Telecom, Segurança da Informação, Meios de Pagamentos, Seguros e Bancos Internacionais, de Investimento, Comerciais e Financeiras. Especialistas como Nitin Gaur, da IBM Blockchain Labs; Patria Florisse, da EMC; Marc Snyder, da KPMG, entre outros, já confirmaram presença no evento.

Entre os atletas confirmados está o velejador Lars Grael. Duas vezes medalhista olímpico em um esporte que é inovador por excelência, Grael exemplifica que a vela foi uma das pioneiras no uso do GPS, tecnologia que hoje tem inúmeras aplicações e está presente no cotidiano das pessoas, incluso até nos smartphones mais simples.

O nadador Fernando Scherer, o Xuxa, é outro nome anunciado para o Ciab. Ele vai comentar o quanto a tecnologia avançou dentro e fora das piscinas desde o tempo em que ganhou suas medalhas olímpicas (Atlanta 1996 e Sidney 2000). "Eu fazia uso de um bip acoplado ao ouvido para ajudar a dar ritmo nas braçadas durante os treinos. Era uma tecnologia muito modesta em relação a tudo o que existe disponível hoje para os atletas. Se eu tivesse essas roupas tecnológicas, que melhoram a flutuação e diminuem o atrito, certamente poderia me beneficiar", afirma o medalhista.

Já o jogador de vôlei Tande, também presença confirmada no Ciab, conta que quando iniciou a carreira, na década de 80, ainda havia pouco uso de tecnologia na preparação física. "Lembro de quando o Zé Roberto (treinador da Seleção, também campeão em 1992) introduziu as estatísticas em nossos treinos. A gente analisava qual o lado do braço de nosso oponente era mais fraco, em que momento do jogo errávamos mais. Foi uma revolução", diz o campeão olímpico em Barcelona (1992).

A análise de dados citada por Tande e o GPS nos veleiros usados por Lars Grael foram embriões para o desenvolvimento futuro de tecnologias, como o Big Data e a geolocalização, que permitem aos bancos conhecer melhor os hábitos de seus clientes, oferecer serviços personalizados ou desenvolver aplicativos que indicam qual o ATM mais próximo do usuário.

Um estudo conduzido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) estima que, nos últimos cinco anos, mais de US$ 2 bilhões foram investidos por empresas de vários segmentos em tecnologias que visam a melhorar a performance dos atletas e a transmissão de eventos esportivos. Cada inovação tem seus desdobramentos para fora do mundo esportivo, com impacto nas áreas de saúde, marketing ou educação.

"O setor financeiro, especialmente o brasileiro, é conhecido como precursor de inovações tecnológicas, sendo reconhecidamente o que mais investe em TI", afirma o diretor setorial de Tecnologia Bancária da FEBRABAN, Gustavo Fosse. "Por isso é interessante manter a sinergia com as tendências desenvolvidas em outras áreas, como o esporte, e que tenham potencial de ampliar a qualidade, precisão, agilidade e segurança dos serviços oferecidos pelas instituições bancárias aos seus correntistas", completa o executivo.

A programação completa já está disponível neste site.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.