Publicidade

Artistas do Today at Apple reclamam de cachê: produtos, e não dinheiro

Por| 15 de Março de 2019 às 15h47

Link copiado!

Artistas do Today at Apple reclamam de cachê: produtos, e não dinheiro
Artistas do Today at Apple reclamam de cachê: produtos, e não dinheiro
Tudo sobre Apple

A Apple se meteu em mais uma polêmica envolvendo dinheiro. Desta vez, artistas participantes do Today at Apple se mostraram insatisfeitos com a empresa por pagá-los com produtos oficiais em vez do cachê em dinheiro.

A postura da Apple não é incomum: fotográfos enfrentaram situação similar em janeiro deste ano quando a empresa anunciou um concurso de fotografia não remunerado. A compensação seria a grande exposição das fotos nos canais oficiais da Maçã. A reação negativa das redes sociais, entretanto, forçou a empresa a recuar.

O mesmo ocorre com os acordos comerciais da Apple. A empresa está enfrentando dificuldades ao tentar fechar parcerias para seus streamings de vídeo e notícias – a divisão de receitas proposta não está agradando nem um pouco os conglomerados de mídia e editoras.

O relato de artistas desta sexta-feira (15) foi publicado pelo site KQED. A dramaturga californiana Ayodele Nzinga conta que após ministrar para o Today at Apple em Oakland, na Califórnia, durante as comemorações do Mês da História Negra, foi orientada a escolher entre um Apple Watch Series 3, um par de AirPods ou uma Apple TV.

Continua após a publicidade

O Today at Apple são sessões de atividades que acontecem dentro das lojas para melhorar a experiência dos clientes. São realizadas apresentações, concertos e até iniciativas educacionais com o uso de produtos da Apple. A proposta foi idealizada pela então vice-presidente de varejo da empresa, Angela Ahrendts.

A reportagem entrevistou outros onze artistas, que representam grupos sub-representados e comunidades pobres. Todos relataram a mesma atitude da Apple nas lojas da Califórnia.

O cachê inadequado pago pela Apple reabre o debate sobre artistas que estão lutando por um espaço: a prática reforça a ideia de que eles devem aceitar trabalhos com pagamentos ruins ou alternativos.

Continua após a publicidade

A grande exposição de participar de um evento da Apple nem chega a ser verdade para quem participa do Today at Apple: os artistas contam que a empresa não divulga as sessões nas redes sociais. A única ação da Apple é enviá-los um banner pronto que pode ser compartilhado na internet.

Os artistas também reclamam que o engajamento do público no Today at Apple é nulo. Um agente de músicos disse para o KQED que nenhum de seus artistas voltou a se apresentar nas lojas. "A atividade não consistiu em tocar para uma plateia interessada, mas sim para clientes que estavam lá trocando seus iPhones".

Fonte: 9TO5Mac e KQED