Veja como seguir a Copa no Google, Facebook e Twitter
Por Claudio Yuge | 11 de Junho de 2014 às 14h47
A Copa do Mundo começa nesta quinta-feira (12) e os torcedores não veem a hora dos jogos começarem. E, pra não perder um só detalhe sobre o evento, todo mundo quer ficar conectado com as novidades via redes sociais também. O pessoal do Engadget montou um pequeno guia para seguir essas informações, veja só:
O Google não parece ter dado tanta atenção para esta edição quanto para as anteriores. Apesar da concentração de informações sobre a Copa no #WorldCup2014, não há uma hashtag oficial, o que resulta em marcações aleatórias de um monte de gente.
Ainda assim, o Google oferece algumas coisas legais pra quem quer quer saber mais. Há uma busca avançada sobre o assunto, que mostra coisas como resultados atualizados e estatísticas ao escrever palavras-chave como "Copa do Mundo".
O grande destaque fica por conta das turnês pelos estádios brasileiros via Street View. A "visita virtual", no entanto, tem brilho menor porque muitos estádios, especialmente os que terminaram suas obras recentemente – como a Arena da Baixada e a Arena Corinthians – estão com imagens desatualizadas.
O Google Trends também é uma boa opção, mostra curiosidades e outros fatos inusitados a partir do que as pessoas estão procurando na web.
O Google Now pode ser outra alternativa interessante, já que basta utilizá-lo via aplicativo ou browser, falando palavras-chave sobre a Copa, para encontrar conteúdo relevante.
A rede social de Zuckerberg concentra suas informações numa página sobre "Assuntos mais comentados da Copa do Mundo 2014". Ela reúne dados sobre as próximas partidas e links para as seleções envolvidas, além de conteúdo postado na Linha do Tempo por usuários que registraram hashtags relativas ao evento.
Outra funcionalidade legal do Facebook é descobrir de onde vêm os fãs de cada craque. A página "Fan Map", exibe, por exemplo, como o Neymar é popular na América do Sul, centro da Europa e África, mas não tem apelo algum no leste europeu, Ásia, Oceania e América do Norte.
A página oficial do Copa do Mundo do Brasil no Twitter conta com o placar das partidas, próximos jogos, links para informações de cada uma das 32 seleções participantes e tweets de celebridades, jogadores, técnicos, torcedores, enfim, todo mundo que postar conteúdo com hashtags referentes ao evento.
Assim como aconteceu em 2010, também basta colocar três letras referentes ao país numa hashtag para que a bandeira fique ali do lado na postagem do tweet.
Quem não utiliza o Twitter também já poderá "entrar no clima" diretamente ao criar sua conta: o registro pergunta pra qual time você torce e oferece um wallpaper temático.
Com essas dicas fica ainda mais fácil e divertido torcer pelo Brasil nas redes sociais.