Tecnologia, criatividade e arte se conectam no evento "The Creators Project"

Por Joyce Macedo | 28 de Julho de 2012 às 15h30

O The Creators Project é um evento idealizado por meio de uma parceria entre a Intel, fabricante de processadores que está sempre ligada à inovação computacional, e a VICE, renomada empresa no segmento de mídia jovem. Este é o terceiro ano consecutivo em que o projeto acontece, e o Brasil esteve no mapa do evento em todas as edições.

The Creators Project

O Creators Project procura reunir todas as formas de arte que têm a tecnologia como base para a sua produção. Cinema, instalações, música e artes plásticas se encontram no mesmo espaço. Este ano, o evento já passou por São Francisco e Paris. Os próximos destinos são Seul, Pequim e Nova York.

"Há três anos, quando começou nossa parceria com a VICE, tudo era um ponto de interrogação. Como seria esse envolvimento entre engenheiros e PhDs com o mundo da arte? Hoje vemos que essa união é um grande sucesso e o imponderável está acontecendo, engenheiros colaborando com artistas para transgredir a barreira do possível e ajudar as pessoas a idealizar os projetos mais inovadores de uma criação artística. Procuramos sempre trazer os mais avançados processadores para que as instalações possam funcionar da melhor maneira possível", explica Cássio Tietê, diretor de estratégia e novos negócios da Intel.

Na edição deste ano, que acontecerá nos dias 04 e 05 de agosto, em São Paulo, os visitantes poderão interagir com as instalações que mostram como a tecnologia vem sendo aplicada às artes. No mundo dos filmes, o destaque é para o inédito documentário sobre o último show do LCD Soundsystem, "Shut Up and Play The Hits". Painéis de discussão sobre diversos temas e apresentações musicais também compõem o cardápio da festa: Tanlines, uma dupla produtora de música eletrônica do Brooklyn, Araabmuzik, produtor de hip hop e DJ de Los Angeles, e a cantora brasileira Karol Conká vão animar o ambiente.

No ambiente das artes plásticas, o destaque vai para a instalação OctoCloud, criada pela dupla brasileira SuperUber. A peça une, em uma mesma experiência, diversas técnicas e tecnologias. Parte escultura, parte animação, parte videogame, a OctoCloud é uma superfície interativa sobre a qual é projetada uma camada virtual. Até oito pessoas podem jogar simultaneamente, usando seus próprios smartphones para participar. Todos os oito jogadores colaboram para vencer o jogo e libertar uma animação especial que tomará conta de toda a escultura e dos dispositivos utilizados para interagir com ela.

OctoCloud

Foto: Reprodução / OctoCloud

Um pouco de história

No Brasil, o Creators Project já teve momentos que ficaram marcados na memória de quem o acompanha. Na edição de 2011, o rapper Emicida participou do evento de uma maneira muito interessante, criando músicas improvisadas utilizando as palavras sugeridas em tempo real pelo público através de tweets. Este ano, ele voltará para participar de painéis de debate sobre música "Faça Você Mesmo", junto com o produtor Daniel Ganjaman.

Emicida The Creators Project 2011

No ano passado, Emicida surgiu no palco do The Creators Project com uma mochila cheia de fios nas costas e um capacete que transformava seus impulsos cerebrais em imagens, transmitidas ao vivo no telão.

Já em 2010, o Creators Project trouxe para o Brasil ninguém menos que Mark Ronson, aclamado produtor musical responsável pelo sucesso de artistas como Amy Winehouse, Adele, Lily Allen e Christina Aguilera.

mark ronson

Segundo Cássio, a inserção do Brasil nos planos do projeto aconteceu de maneira autêntica e natural, afinal, nosso país é o terceiro maior mercado no mundo de PCs da Intel, e o brasileiro já conquistou o reconhecimento pela sua criatividade, engajamento no mundo artístico e pela sua paixão por tecnologia.

Serviço:

The Creators Project 2012 @ São Paulo

Data: 04 e 05 de agosto, a partir das 11h

Local: Moinho Eventos – Rua Borges Figueiredo, 510, Mooca, São Paulo

Site do local: www.moinhoeventos.com.br

Classificação: Maiores de 18 anos ou menores acompanhados dos pais ou adulto responsável

Entrada gratuita, mediante RSVP: http://thecreatorsproject.com/pt-br ou

Fnac Pinheiros – Praça dos Omaguás, 34 – São Paulo - SP

Fnac Paulista – Av. Paulista, 901, Térreo, Mezanino e 1º subsolo, São Paulo/ SP

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.