Seis estádios correm risco de ficar sem Wi-Fi na Copa

Por Redação | 20 de Maio de 2014 às 16h38

Seis arenas escolhidas para a Copa do Mundo do Brasil correm o risco de ficar sem conexão de banda larga Wi-Fi na Copa. O anúncio veio do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), em audiência pública do Senado, segundo informações da Agência Brasil.

“Para ampliar a capacidade das redes em locais de alta concentração, pode-se usar o Wi-Fi. Mas, no caso dos 12 estádios existentes, seis optaram por ter rede própria de Wi-Fi para, provavelmente, usá-la em rede comercial”, disse o presidente do SindiTelebrasil, Eduardo Levy.

A falta de autorização dos responsáveis nas seis praças, de acordo com o SindiTelebrasil, foi o que impediu a instalação de Wi-Fi nos estádios de São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Natal, Belo Horizonte e do Recife.

O Estádio Nacional Mané Garrincha seria o exemplo de como deveria ter funcionado essas autorizações. “Nele, todas as empresas se uniram para implantar uma rede única, a exemplo do que foi feito em Londres [durante as Olimpíadas de 2012]”, explica Levy. Cada estádio precisa de cerca de 300 antenas para suprir a demanda de um estádio lotado. "Mas além disso precisamos também de uma área com cerca de 200 metros quadrados para instalação de equipamentos”.

De acordo com as operadoras Claro e Vivo, as situações mais graves são as dos estádios entregues por último, casos de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Mesmo com a autorização, fica difícil montar a estrutura e realizar testes de desempenho do sistema antes do início do Mundial.

Já entre os aeroportos foram realizadas instalações provisórias da telefonia móvel 4G LTE da Vivo em Santos Dumont e no Galeão, no Rio de Janeiro; em Congonhas, São Paulo; e nos aeroportos de Salvador, Fortaleza, Brasília e Recife. Para que funcionem em Belo Horizonte (Confins), Porto Alegre, Curitiba, Natal, Manaus, Cuiabá, Campinas e São Paulo (Guarulhos), serão necessárias negociações e adequações no espaço.

O tempo está acabando e, ao que parece, é bom aguardar por problemas de conexão durante a Copa.

Confira também: o Canaltech realizou testes de conexão na nova Arena da Baixada.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-05/sinditelebrasil-diz-que-seis-estadios-impedem-instalacao-de-wi-fi-das

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.