SanDisk anuncia microSD de 200 GB para smartphones e pendrive com USB reversível

Por Redação | 02.03.2015 às 17:50
photo_camera Divulgação

Seus problemas na hora de encaixar um cabo USB do lado errado no seu computador estão com os dias contados. Isso porque, desde o segundo semestre dos ano passado, as empresas começaram a sinalizar o lançamento de produtos com o novo padrão da tecnologia, batizada e Type-C. E um desses resultados vem agora pelas mãos da SanDisk, que anunciou nesta segunda-feira (2) o primeiro pendrive a adotar o novo formato.

De acordo com o site 9to5Google, o novo conector é uma forma da companhia se preparar para os próximos dispositivos que chegarão ao mercado ainda este ano. Isto envolve tanto os aparelhos com sistema operacional Android quanto a nova geração de MacBooks da Apple, que deve vir equipada com o novo padrão USB. O acessório será vendido até o final do primeiro semestre deste ano e terá 32 GB de capacidade interna. Haverá ainda uma conexão USB convencional no mesmo gadget para quem ainda não tiver um equipamento com suporte ao novo formato.

Outro ponto destacado pela SanDisk é a espessura do produto. Pelo fato de ser bastante fino, o dispositivo pode ser usado facilmente em desktops e aparelhos portáteis. Além disso, o objeto vem acompanhado de um aplicativo para Android para facilitar a utilização nos aparelhos equipados com a plataforma. Uma versão do app para Macs e MacBooks deve ser lançada em breve.

SanDisk

O Type-C terá tamanho semelhante aos micro USBs, um formato desenvolvido para laptops, tablets, celulares inteligentes e dispositivos com entradas menores que as atuais. Ele virá com o USB 3.1 e se encaixará na entrada de computadores e tablets independente do lado que o usuário posicioná-lo. O novo USB também poderá ser usado para transmitir áudio e vídeo, e a taxa de transferênca de arquivos poderá atingir velocidades de até 10 Gbps, o dobro do 3.0.

Segundo a entidade que desenvolveu a nova conexão, o novo formato não será compatível com as portas USB que são usadas atualmente nos aparelhos disponíveis para venda.

microSD para smarpthones

SanDisk

Além do pendrive com USB Type-C, a SanDisk anunciou o Ultra microSDXC UHS-I card Premium Edition, um novo cartão microSD destinado para tablets e smartphones. O pequeno cartão impressiona por sua capacidade: 200 GB, mais do que o espaço oferecido por muitos notebooks à venda no mercado e quase o dobro do cartão de 128 GB revelado pela empresa no ano passado.

De acordo com o Engadget, o novo microSD pode alcançar velocidade de transferências de 90 Mbps, ou seja, cerca de 1.200 fotos por minuto. Para efeito de comparação, são necessários 35 minutos para preencher todo o cartão com base nessa taxa de transferência. O acessório tem como foco principal todos os dispositivos, mas em especial os portáteis. Segundo a SanDisk, de cada 10 imagens, 7 são registradas por aparelhos móveis – tendência esta que irá crescer ainda mais nos próximos anos.

O cartão chegará às lojas até o final deste semestre e tem preço sugerido de US$ 400.