Roda gigante londrina ganhará show de luzes com base em mensagens do Twitter

Por Redação | 24.07.2012 às 12:11

Toda a cidade de Londres está se transformando para receber as Olimpíadas, que acontecem nas próximas duas semanas. E um dos principais cartões postais da capital, a London Eye, ganhará um show de luzes especial com base nas mensagens que forem postadas no Twitter sobre o evento.

A ideia do projeto é do lendário atleta olímpico Daley Thompson, que ganhou duas medalhas de ouro na categoria decathlon nos Jogos Olímpicos de 1980 e 1984, em Moscou e Los Angeles, respectivamente, e todas as noites os visitantes e habitantes poderão conferir de perto um show de luzes único.

London Eye iluminação

A iluminação será feita com base nas mensagens postadas no Twitter sobre o evento esportivo

De acordo com o Metro, os comentários das Olimpíadas no microblog vão gerar uma apresentação de luzes de 24 minutos e as cores vão mudar com base nas categorias das mensagens. Se forem positivas a roda será iluminada por tons de dourado e se forem negativas, o cartão postal receberá uma iluminação toda roxa.

Os usuários da rede social poderão expressar seus sentimentos utilizando a hashtag #Energy2012 e todos os dias, durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas, os turistas poderão ver o show completo no horizonte de Londres a partir das nove horas da noite. Segundo a BBC, uma empresa especializada em 'análise de sentimentos' desenvolveu um algoritmo intuitivo para captar as mensagens através do microblog.

Esquema de iluminação London Eye

O algoritmo, por sua vez, divide as mensagens em categorias como positivas e negativas, e mede a quantidade de 'sentimentos'. Por exemplo, se 75% das postagens no serviço forem positivas, a roda gigante terá três quartos iluminados nos tons de dourado.

"Queremos fazer a EDF Energy London Eye uma vitrine espetacular do apoio nacional aos atletas - e que vai inspirá-los todas as noites durante os jogos", afirmou Thompson, que irá iniciar a primeira apresentação do show de luzes na próxima quinta-feira, 26 de julho.

Confira abaixo um vídeo demonstrativo do show de luzes: