Rede Globo vai transmitir três jogos da Copa do Mundo em resolução Ultra HD (4K)

Por Redação | 20 de Maio de 2014 às 12h23
photo_camera Divulgação

Após o Carnaval e a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de Futebol será mais um evento brasileiro em larga escala que servirá de testes para as primeiras transmissões em resolução Ultra HD (4K) no país. De acordo com a Bloomberg, a Rede Globo fechou uma parceria com a Sony e a FIFA para a exibição 4K de três jogos do evento, incluindo a final do mundial, que acontecerá em 13 de julho.

José Manuel Marino, diretor de tecnologia para esportes da TV Globo, afirmou em entrevista que a emissora montará telas especiais de 65 polegadas (165 centímetros) em diferentes locais do bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, para a transmissão dos jogos em ultra-resolução (3.840 x 2.160 pixels). A captação do conteúdo será de responsabilidade da FIFA.

Segundo a coluna Outro Canal, do jornal Folha de S.Paulo, todas as três partidas vão acontecer no Maracanã (RJ) nas seguintes datas: oitavas de final, dia 28 de junho, às 17h pelo horário de Brasília; quartas de final, em 4 de julho, às 13h; e a final do campeonato, dia 13 de julho, às 16h. A publicação ainda afirma que a transmissão gerou surpresa e mal-estar interno nas Organizações Globo, uma vez que a Globosat, programadora de TV paga do grupo, gostaria de ser a responsável pela exibição 4K dos jogos da Copa.

Apesar de estarem no mercado há pelos menos dois anos, os aparelhos com tecnologia Ultra HD ainda não fazem sucesso por dois motivos: preço e falta de conteúdo adaptado para a resolução. Os televisores 4K custam no Brasil, em média, entre R$ 12 mil e R$ 22 mil. Mesmo assim, o país já iniciou os testes com o dobro da resolução, conhecido como 8K – ou UHDTV (Ultra High Definition Television), até 16 vezes melhor do que o padrão em alta definição (7.680 x 4.320).

Os testes aconteceram no carnaval do ano passado, quando a rede de televisão japonesa NHK gravou imagens da festa no Rio de Janeiro. Na época, a companhia enviou ao Brasil 17 engenheiros e mais de seis toneladas de equipamentos, incluindo duas câmeras e as ferramentas de captação de áudio. O resultado foi exibido em um televisor de 85 polegadas, também vindo do Japão, apenas para os envolvidos no projeto. A previsão é que o 8K só seja lançado comercialmente em 2016.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.