Quatro empresas brasileiras de Big Data se classificam em concurso de inovação

Por Redação | 10.12.2013 às 15:00

Quatro startups brasileiras do segmento de Big Data estão classificadas para as finais do CODE_n, evento de inovação em tecnologia da informação que levará os escolhidos para se apresentarem em Hannover, na Alemanha, contra companhias de todo o mundo. O vencedor ganha um evento ao vivo no dia 12 de março e um prêmio no valor de € 30 mil.

“Impulsionando a Revolução dos Dados” é o tema da etapa atual, que contou com mais de 450 candidatos, oriundos de 60 países. No Brasil, os classificados foram a Intelie e a Aentropico, do Rio de Janeiro, a Precifica, de São Paulo, e a Navegg, de Curitiba. As soluções variam desde ideias para tornar a análise de dados mais simples até análise estratégica de clientes de e-commerce ou otimização de publicidade de acordo com o perfil dos visitantes de um site.

O resultado mostra também um crescimento no interesse e sucesso das companhias brasileiras no CODE_n. Na edição passada, duas startups brasileiras foram classificadas para a etapa final, metade do registrado nesse ano. Houve também aumento no número de inscrições nacionais e demonstrações de que as startups daqui estão em pé de igualdade em relação às internacionais.

Variedade de ideias

Apesar da análise de dados ter sido um dos principais focos das empresas participantes nesta edição, soluções inovadoras para outras questões também foram apresentadas no concurso. Vão para a Alemanha, por exemplo, uma ferramenta para evitar o desperdício de energia, outra que tenta gerenciar o trânsito para evitar engarrafamentos ou, ainda, um software que gera mapas tridimensionais do cérebro para auxiliar no diagnóstico de doenças.

A CODE_n é uma competição promovida pelo Grupo GFT em parceria com a Ernst & Young e a Deutsche Messe. Os classificados terão um pavilhão dedicado apenas a eles durante os dias de CeBIT. O evento acontece de 10 a 14 de março.