Próximas Olimpíadas deverão ter hologramas durante as transmissões

Por Redação | 13 de Agosto de 2012 às 12h20

Além das tecnologias empregadas para auxiliar no desempenho dos atletas e nas transmissões, especialistas em TI afirmam que com o desenvolvimento das tecnologias de hologramas, os próximos Jogos Olímpicos já poderão contar com transmissões equipadas com o recurso.

Um documento, intitulado 'Ascent at London 2012: A vision for sport and technology', visa ajudar o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paraolimpico Internacional (CPO) a se prepararem e tornar os próximos eventos mais equipados. A pesquisa foi desenvolvida pela Atos, parceira do evento no setor de tecnologia, em conjunto com os organizadores.

Aneís Olímpicos

Os espectadores poderão acompanhar o desempenho dos atletas com a ajuda de uma tela holográfica

"Nós acreditamos que será possível mostrar hologramas em um estádio dentro de 10 a 15 anos, além do conceito de um evento 'ao vivo' a ser projetado através de hologramas em outros estádios cheios de especatadores", afirmou ao PC World Greogoire Gillingham, porta-voz da Atos em Cingapura.

O relatório ainda prevê que, em um futuro próximo, os espectadores que estiverem acompanhando uma prova de atletismo em casa poderão visualizar uma tela mostrando a velocidade dos atletas entre outras informações. E as pessoas que estiverem acompanhando as competições diretamente dos estádios também poderão visualizar na tela dos seus dispositivos móveis os dados dos atletas através de uma conexão 3G ou 4G.

Tecnologias como estas já estão sendo testadas na Austrália e deverão estar presentes nos estádios durante a temporada de 2013 da Liga Nacional de Rugby.

Para os atletas, esse tipo de tecnologia é ideal para melhorar os seus rendimentos durante os treinos e identificar os pontos onde precisam melhorar para disputar a próxima prova. Dados de desempenho coletados com o uso de câmeras 3D e técnicas biomecânicas serão utilizados por nadadores em seus treinos até a edição de 2016 dos Jogos, que acontecerão na cidade do Rio de Janeiro.

A tecnologia holográfica ressurgiu nos noticiários em 2012 depois de uma apresentação do rapper Snoop Dogg no festival de música Coachella, Estados Unidos, ao lado do já falecido Tupac Shakur.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.