Paraíba vai sediar Fórum Mundial de Internet em novembro

Por Redação | 19.03.2015 às 09:06
photo_camera Divulgação

A capital da Paraíba, João Pessoa, vai receber este ano um dos eventos de tecnologia mais importantes do mundo. Trata-se do Fórum Mundial de Internet (Internet Governance Forum, em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU). A conferência será realizada entre os dias 9 e 13 de novembro, no Centro de Convenções da capital paraibana.

São esperadas cerca de três mil pessoas de 130 nacionalidades diferentes para participar do evento, que fará de João Pessoa a capital mundial da internet e também o primeiro município da região Nordeste a receber o evento. Anteriormente, o Rio de Janeiro já havia sediado o IGF, em 2007, e o último evento aconteceu na Turquia. O Fórum foi criado pela Organização das Nações Unidas no ano de 2006, pelo então secretário-geral Kofi Annan, e é realizado anualmente em vários países.

O secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins Filho, ressaltou a importância do evento, que deve receber o Secretário-Geral da ONU, a presidente Dilma Rousseff, chefes de Estado, empresários, pessoas e entidades ligadas à Tecnologia da Informação.

"No mundo, hoje, está se discutindo qual é a melhor maneira de se fazer a gestão da internet. Esse é um dos mais importantes eventos já realizados ao longo desses anos, primeiro porque é o encerramento de um ciclo e, segundo, porque daqui de João Pessoa talvez saia uma carta que seja um indicativo para padronização desse tipo de governança”, explicou o secretário.

O governador Ricardo Coutinho assinou nesta terça-feira (17), no Palácio da Redenção, o protocolo de intenções entre o estado e o Comitê Gestor da Internet (CGI). Estiveram presentes o representante da ONU, Vyacheslav Cherkasov; o embaixador da Letônia e coordenador do evento, Janis Karklins; o secretário do IGF, Chengetai Masango; o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Hartmut Glaser; e o chefe da Divisão de Sociedade da Informação do Itamaraty, Jandyr Santos. Eles ficarão na capital até esta sexta-feira (20), quando planejam visitar a sede do fórum.

Ricardo ressaltou a importância de eventos como a Copa do Mundo de Robótica e do próprio Centro de Convenções para a captação deste evento da ONU que, além da discussão das questões tecnológicas, vai beneficiar o trade turístico que precisa estar preparado para receber turistas e aprimorar uma segunda e terceira língua estrangeira. "Todas as cidades do mundo gostariam de sediar esse fórum mundial sobre a nova internet e garantimos isso pelo trabalho da CGI e do Itamaraty. Estamos iniciando uma caminhada e tenho certeza que a Paraíba estará à altura deste grande evento com um olhar no futuro", observou.

O secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil e chefe da missão, Hartmut Glaser, disse que o Fórum terá uma estrutura multisetorial e que João Pessoa foi escolhida por ter um excelente Centro de Convenções e pela experiência exitosa da Robocup, que foi acompanhada presencialmente pelos representantes da ONU. "As decisões do fórum que acontecerão em João Pessoa são decisões mundiais e que determinarão os próximos passos da internet. Por outro lado, algumas estruturas vão ficar para sempre, como fibra ótica, mecanismos de segurança e incentivo ao aprendizado de outras línguas estrangeiras”, enfatizou.

Fonte: G1 e PB Agora