O que esperar do Mobile World Congress 2015

Por Pedro Cipoli | 27.02.2015 às 15:24 - atualizado em 27.02.2015 às 18:27

Estamos a dias do Mobile World Congress 2015, maior evento mundial de smartphones e tecnologias móveis do mundo, e rumores sobre os possíveis (e extremamente prováveis) lançamentos já circulam a granel pela internet. Pensando nisso, com base no que disse o AndroidPIT e o TechRadar, fizemos um apanhado do que provavelmente veremos por lá, já que boa parte dos produtos virá para o Brasil depois de algum tempo.

Samsung

É praticamente confirmado sul-coreana que virou sinônimo de Android lançará a sexta edição de sua principal linha. E o que o Galaxy S6 trará de novo? Em primeiro lugar, vários rumores preveem que ele finalmente virá com uma construção em metal, uma excelente notícia, já que o design do Galaxy S5 não fez lá tanto sucesso, seguindo um padrão já adotado no Galaxy Note 4 e no Galaxy Alpha, além dos intermediários A3, A5 e A7.

MWC Rumors

Além disso, especificações monstras, já que a Samsung costuma utilizar o que há de mais moderno na linha S. Pela primeira vez desde o Galaxy S3, a empresa utilizará chips fabricados in-house, e não o Snapdragon 810 da Qualcomm, que apresentou problemas de superaquecimento. Trata-se do Exynos 7420, um modelo octa-core de até 1,8 GHz que se mostrou poderoso o suficiente para ganhar do Snapdragon 805, que equipa o Moto Maxx, e também o Exynos 5433, do Galaxy Note 4.

Decisão comercial ou não, desempenho não será problema para o usuário final. Outro ponto é que, a partir do Galaxy S6, a Samsung lançará versões com um mínimo de 32 GB de armazenamento, uma boa notícia, já que boa parte dos concorrentes já adota essa estratégia. Teremos também uma tela Super AMOLED Quad-HD, 3 GB de memória RAM, Android 5.0 Lollipop por padrão (ainda com a interface TouchWiz) e uma câmera traseira de 20 megapixels capaz de filmar em 4K, provavelmente utilizando o sensor IsoCell, além de uma câmera frontal de 5 megapixels.

MWC Rumors

Outro lançamento praticamente confirmado é o do Galaxy S Edge, uma atualização do recém-lançado Galaxy Edge, agora com duas laterais curvas, além de especificações similares às do Galaxy S6, mas posicionado em uma faixa mais alta de preços. Segundo rumores, eles chegarão ao Brasil com preços de R$ 2.899 (Galaxy S6) e R$ 3.999 (Galaxy S Edge), para posicioná-los como produtos de luxo por aqui.

MWC Rumors

Ainda que pouca coisa tenha aparecido sobre o assunto, esperamos alguma novidade do Tizen, sistema em que a Samsung tem trabalhado há algum tempo, mas ainda sem um smartphone de massa, além de novos smartwatches. Todas as novidades da Samsung serão anunciadas no dia 1 de março, um dia antes da abertura oficial do MWC.

LG

Se a LG seguir o mesmo cronograma do ano passado, é bastante improvável que o LG G4 dê as caras no MWC deste ano. Em 2014 a empresa fez um lançamento à parte em Londres exclusivamente para ele, e parece que em 2015 veremos a mesma situação, o que significa que o G4 dará as caras somente em maio deste ano. Então, o que esperar da LG no MWC? Uma renovação de suas linhas L e F.

MWC Rumors

No caso, será a quarta geração L da LG, que inclui desde aparelhos extremamente básicos até encostar no segmento intermediário, como foi o caso do LG L90 que analisamos em 2014. A linha F segue mais ou menos a mesma proposta, com o diferencial de trazer o 4G LTE como padrão em todos os modelos.

Outro ponto praticamente confirmado é a nova linha de relógios inteligentes, atualizações do G Watch e do G Watch R para manter a LG competitiva nesse segmento, ainda que poucas informações estejam disponíveis até o momento.

Huawei

Assim como a LG, é improvável que a atualização do top de linha atual, Ascend P7, aconteça no MWC, mas sim: deve ocorrer em um evento separado. A Huawei ainda tem uma presença relativamente pequena no Brasil, já que traz apenas uma pequena parcela de seus modelos para cá, mas vale a pena ficar de olho na empresa. Entre os lançamentos esperados, temos a miniaturização do Ascend Mate 7 com especificações similares, e que seria extremamente bem vindo por aqui, se seguir a linha de preços do Ascend P7.

MWC Rumors

Porém, ainda nada de Ascend P8, que já tem alguns rumores circulando pela internet, ainda que tenha um lançamento planejado para abril deste ano.

Sony

Por algum motivo, a Sony passou a lançar um top de linha a cada 6 meses, algo que já chegamos a criticar na nossa mais recente análise do Xperia Z3. Considerando isso, é praticamente certo que a japonesa lançará a quinta edição de seu top de linha (contando a partir do Xperia ZQ) com o upgrade já previsível de especificações.

MWC Rumors

Temos a atualização de processador, que provavelmente será o Snapdragon 810, 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento, fazendo-o um bom concorrente para os tops de linha que ainda aparecerão no mercado. A Sony provavelmente manterá o seu design em vidro e alumínio a prova d’água e melhorará a qualidade de suas câmeras, que utilizam um sensor fabricado pela própria empresa, o Exmor RS.

Se for anunciado, é provável que o Z4 Compact também dê as caras por lá, com configuração similar, tela Full HD (a tela do Z3 Compact é HD) e preço ligeiramente mais acessível. Outra novidade que provavelmente teremos por lá é uma quarta versão do Sony SmartWatch, além de uma possível atualização do Xperia Z2 Tablet, que não segue o ciclo de lançamento semestral da linha de smartphones.

Microsoft/Nokia/Lumia

A Nokia chamou uma bela de uma atenção na MWC 2014 ao lançar a sua linha Nokia X, trazendo o Android com uma interface extremamente modificada que lembra (apenas lembra) a linha Lumia de smartphones com Windows Phone. Chegamos inclusive a analisar o Nokia X aqui no Canaltech, e, aqui entre nós, o resultado não ficou tão bom assim, para sermos polidos. De qualquer forma, é possível que a empresa renove essa linha, seja sob o nome Microsoft ou Nokia.

MWC Rumors

Algo que é possível, mas não exatamente provável, é que finalmente vejamos uma atualização do camera-phone Lumia 1020, o Lumia 1030, que, quando lançado, provavelmente virá com o processador Snapdragon 810, tela Quad-HD e um sensor de mais de 50 megapixels, como sugerem alguns rumores pela internet. Mais provável, porém, é que o Lumia 940 apareça por lá, trazendo um senhor upgrade em relação ao Lumia 930, se mantiver as especificações previstas para o Lumia 1030.

O que é certo é que veremos novidades sobre o Windows 10 para smartphones, que abandonará a nomenclatura “Phone” na estratégia de unificação de sistemas operacionais da Microsoft, que, segundo a empresa, chegará para todos os aparelhos que rodam Windows Phone 8 ou superior, mesmo os modelos mais básicos, como o Lumia 520.

HTC

É realmente uma pena que a HTC tenha saído do Brasil, já que adicionava uma boa dose de concorrência por aqui. No caso, é praticamente confirmado que a nova versão do HTC One (M9) apareça por lá, que mundialmente é um fortíssimo concorrente do Galaxy S6. Ele virá com processador Snapdragon 810, câmera principal de 20 megapixels com sensor UltraPixel e o tradicional (e extremamente bonito) corpo em alumínio unibody, marca registrada da empresa.

MWC Rumors

A HTC disse categoricamente que não lançará nenhum wearable, já que não vê um motivo realmente forte para utilizar algum tipo de tecnologia no pulso. Atualmente há uma boa quantidade de fabricantes com modelos próprios, sendo o modelo que mais nos chamou a atenção o Moto 360, ainda que tenha lá suas falhas. Boa estratégia ou não, é realmente improvável que empresa lance algo parecido na feira.

ASUS

A ASUS praticamente queimou a largada nos lançamentos de 2015, lançando tanto o Zenfone 2, um dos primeiros do mundo a trazer 4 GB de memória RAM, quanto o Zenfone Zoom, que é mais ou menos um híbrido entre Galaxy K Zoom e Lumia 1020. Em 2014, os Zenfone 4, 5 e 6 foram os principais lançamentos da empresa no segmento de smartphones, também lançados durante a CES, então o que esperar da ASUS no MWC 2015?

MWC Rumors

O que nos parece mais provável é que a ASUS anuncie o seu Zenfone 2 mini e uma ou duas versões do Fonepad, uma versão menor e ainda mais acessível do recém-lançado Zenfone 2. Se vier para o Brasil e seguir o mesmo posicionamento de mercado que o Zenfone 5 teve em 2014, podemos esperar um modelo extremamente competitivo por aqui, ainda que seja uma incógnita se será uma versão reduzida, mas igualmente poderosa, ou castrada, como geralmente acontece com versões Mini.

E a inovação, onde fica?

De todos os rumores de produtos que encontramos, estaríamos mentindo se disséssemos que algo realmente revolucionário está por vir. O MWC 2015 é um bom laboratório de ideias, apresentando tendências que serão seguidas durante todo o ano, então se algo surgir em 2015, será lá, e em um mercado já razoavelmente saturado como o móvel, em que especificações superiores não vão receber tanto destaque.

É possível que vejamos smartphones com 4 GB de memória RAM ou mesmo mais, já que o Android 5.0 Lollipop suporta instruções de 64 bits, ainda que aumentar a quantidade de memória RAM seja uma atitude mais comercial do que propriamente uma superioridade tecnológica visível no dia a dia. Grande parte dos rumores preveem somente upgrades de especificações, o que não significa que novidades realmente surjam por lá.

MWC Rumors

Do que estamos falando? De recursos de software/hardware que realmente fujam do padrão, e novidades assim raramente são previstas em rumores, o que nos dá esperança de que algo de realmente novo apareça por lá.

Estaremos presentes no MWC 2015 e vamos conferir as principais novidades por lá em uma cobertura completa. Mas o que você espera da feira? Qual o produto mais aguardado, em sua opinião?