Ministro das Comunicações discute sobre governo eletrônico com executivos na MWC

Por Redação | 03 de Março de 2015 às 08h57
photo_camera Foto: Divulgação

O ministro das comunicações, Ricardo Berzoini, se reuniu com Fadi Chedahé, presidente do Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), durante a Mobile World Congress (MWC) nesta segunda-feira (02), em Barcelona, na Espanha. O encontro resultou em um debate sobre a neutralidade, segurança e privacidade da rede.

Para Berzoini, a reunião foi uma oportunidade única de "aprofundar possibilidades no campo de governo eletrônico, de política industrial e de ampliar o acesso à comunicação de banda larga e de mobilidade em geral". Durante o evento, Chedahé deu sinais positivos em relação à pluralidade de gestão de dados na rede e afirmou que, para o Icann, a companhia tem o papel fundamental de expandir e evoluir a internet em todo o planeta.

Berzoini também comentou estar trabalhando num projeto coordenado pela Casa Civil que trata de estratégias para a viabilização de um governo que possa economizar recursos pela convergência de cadastros e serviços, que também oferece ao cidadão um governo livre de burocracias e que economize tempo e dinheiro. Como exemplo, ele citou o lançamento do programa Bem Mais Simples pelo Governo Federal, que faz o fechamento e a abertura de empresas de maneira mais rápida. "A ideia é que o cidadão perceba o governo como algo que não atrapalha a sua vida, só ajuda", disse.

O ministro ainda afirmou que a Telebrás deve ter um papel muito importante no desenvolvimento do programa "Banda Larga para Todos" e que a estatal será a peça central no programa. O papel da Telebrás deverá ser decidido ainda neste mês de março.

No primeiro dia da feira, Berzoini também teve encontros com empresários e executivos do setor para discutir investimentos no Brasil e as experiências de governo digital. As empresas Qualcomm, dos Estados Unidos, e Huawei, da China, foram duas das companhias que se reuniram com o ministro.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.