MWC: Intel lança processadores móveis de 64-bit para Android e Windows Phone

Por Igor Lopes | 24.02.2014 às 14:31 - atualizado em 24.02.2014 às 15:07

* Em Barcelona, Espanha, com colaboração de Caroline Hecke

A Intel anunciou hoje (24/02) na MWC o Merrifield Dual-Core 64-Bit e o Moorefield Quad-Core 64-Bit, seus novos processadores móveis que prometem suportar tanto o Android quando o Windows Phone. A empresa espera que os dispositivos com Merrifield apareçam no mercado no início do segundo trimestre deste ano, enquanto aparelhos com o potente Moorefield devem chegar às prateleiras apenas no segundo semestre.

Ambos os processadores foram lançados na família Atom. O Merrified deve rodar a até 2,13 GHz e tem sua estrutura baseada na arquitetura de 22 nanômetros da Intel. Já o Moorefield, que tem sua estrutura ampliada para quatro núcleos, tem performance de até 2,3 GHz.

A empresa também aproveitou a ocasião para anunciar novas parcerias com Lenovo, Asus e Foxconn, com o objetivo de expandir a disponibilidade de aparelhos móveis com chips Intel.

A Lenovo deve introduzir novos dispositivos móveis baseados em chips Intel ainda em 2014. A Asus deve trazer um portfólio completo de smartphones e tablets com processadores Intel e a Foxconn deve fabricar tablets Android com processador Intel a preços acessíveis.

A companhia garante que a fabricação deve começar ainda este ano.