MWC 2015: testamos o Zenwatch da ASUS

Por Pedro Cipoli
photo_camera Reprodução

O segmento de tecnologias vestíveis, ou wearables, está bombando na MWC 2015. Como acontece com qualquer nova tecnologia, vários fabricantes fazem o seu melhor esforço para marcar presença, como é o caso da tawanesa ASUS com o seu ZenWatch.

Passamos por lá agora há pouco para conhecê-lo e conferir do que ele é capaz e se está em pé de igualdade com os concorrentes.

ASUS Zenwatch

Algo importante de destacar é que, independentemente do fabricante, o sistema operacional dos smarwatches é basicamente o mesmo, já que todos usam o Android Wear. O que muda, na verdade, é a qualidade da construção e algumas poucas modificações de interface particulares de cada produto, seguindo mais ou menos o que acontece com os smartphones. Dos poucos diferentes temos o LG Watch Urbane, que usa o WebOS como base.

ASUS Zenwatch

Voltando ao Zenwatch, qualidade na construção não é um problema aqui. Ainda que traga o nome Zen, ele tem uma linha de design diferente dos Zenfones, utilizando metal como principal material ao invés do plástico comum dos smartphones da casa. O resultado é excelente, com duas linhas na cor cinza nas extremidades e uma dourada no meio. O que gostamos é que o visual não é "carregado", tendo uma simplicidade bastante elegante.

ASUS Zenwatch

Assim como boa parte dos smartwatches, é possível trocar o visual da tela principal. Gostamos mais dos que trazem o fundo preto, já que a tela de 1,63 polegadas usa a tecnologia AMOLED, o que significa que o preto são pixels desligados. A resolução também nos agradou: 320 x 320 em um formato quadrado - algo bem interessante para um smartwatch. O vidro tem proteção Gorilla Glass 3 e o gadget é resistente a água, algo essencial para um smartwatch.

ASUS Zenwatch

O processador do Zenwatch é o APQ8026, popularmente conhecido como Snapdragon 400, com quatro núcleos rodando a 1,2 GHz, 512 MB de memória RAM e 4 GB de memória interna. Ou seja, especificações típicas da maioria dos smartwatches mais recentes.

Além disso, ele vem com 9 sensores internos, assim como o LG Urbane Wi-Fi. A bateria tem 369 mAh de capacidade, estando mais ou menos de acordo com o esperado para um produto desse tamanho.

Mais do que isso, teremos que esperar o Zenwatch chegar ao Brasil para conferirmos como o dispositivo se sai no dia-a-dia.