MWC 2015: testamos o Xperia M4 Aqua da Sony

Por Pedro Cipoli
photo_camera Pedro Cipoli/Canaltech

Nada de Xperia Z4 na MWC até o momento, mas a Sony anunciou alguns modelos inspirados nele, como geralmente acontece depois de anunciar o top de linha. É o caso do Xperia M4 Aqua, que, como o nome sugere, é a prova d'água como o Xperia Z2 e Zperia Z3.

Fomos atrás dele na feira de Barcelona e constatamos que ele tem uma construção de alta qualidade, ao estilo do Xperia Z3. Mas o que mais o M4 Aqua tem de bom para oferecer?

Sony Xperia M4 Aqua

A princípio, ele aparentemente foi projetado para concorrer com intermediários como o Moto G e Zenfone 5. No caso, ele competirá em pé de igualdade no segmento tela, com 5 polegadas, display IPS e resolução HD, o que resulta em uma qualidade próxima da tela do Zenfone, já que não há nenhum diferencial da Sony aqui. Há uma versão 4G do M4 Aqua, o que o diferenciaria dos concorrentes se aparecer no Brasil.

Sony Xperia M4 Aqua

Outro quesito bacana é a configuração, já que ele é um dos primeiros aparelhos que vemos com o processador Snapdragon 615, que tem oito núcleos baseados no Cortex-A53 (quatro rodando a 1,7 GHz e outros 4 rodando a 1,0 GHz), 2 GB de memória RAM e GPU Adreno 405. Ou seja, com essas especificações ele quase deixa de ser um intermediário. Quando chegar ao Brasil, o preço será decisivo para determinar sua competitividade e sucesso.

Sony Xperia M4 Aqua

Dizemos "quase" pois ele vem com 8 GB de memória interna, algo comum em intermediários, mas vem com uma entrada para cartões microSD. Porém, essa é, talvez, uma das únicas características "médias" do M4 Aqua, já que ele nos pareceu excelente no quesito câmera, com uma de 13 megapixels na parte traseira e outra de 5 megapixels na parte frontal, o suficiente para oferecer qualidade próxima a alguns tops de linha da geração anterior.

Sony Xperia M4 Aqua

O Android de fábrica é o 5.0 Lollipop e vem com a já conhecida interface proprietária da Sony, mas ela é praticamente invisível, já que boa parte das animações e o visual, de uma forma geral, lembram muito o Android do Nexus. Na ficha técnica pudemos conferir que ele tem uma excelente conectividade sem fios, indo do Wi-Fi dual-band nos padrões A, B, G e N e Bluetooth 4.1 até o DLNA e rádio FM.

Sony Xperia M4 Aqua

A bateria, um quesito que a Sony geralmente manda muito bem, é de 2.400 mAh. Se o M4 Aqua trouxer o mesmo sistema de gerenciamento de energia presente no Xperia Z3 e Z3 Compact (e tudo indica que sim), teremos mais um smartphone que provavelmente aguenta até dois dias fora da tomada.

Estamos aguardando ansiosos que ele chegue ao Brasil para fazermos uma análise completa e ver se isso tudo é verdade ou não.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.