MWC 2015: Sony anuncia 2 novos membros da linha Xperia

Por Pedro Cipoli
photo_camera Pedro Cipoli/Canaltech

Passamos no stand da Sony aqui na MWC para conferir as principais novidades da empresa, e infelizmente não havia nada do bastante aguardado Xperia Z4, contrariando os rumores que diziam que ele iria ser anunciado por aqui. Isso não quer dizer que não existam produtos novos – nós até separamos 3 deles para fazer um hands-on, já que provavelmente virão para o Brasil nos próximos meses (após o lançamento do Z4, provavelmente).

Sony
Sony

Caixas de som frontais: nice!

O interessante é que esses 3 são, teoricamente, derivados do Z4: temos o Z4 Tablet, o M4 Aqua (que já publicamos aqui) e o Xperia E4 4G, mas nada do top de linha. Começando pelo Z4 Tablet, como é comum da Sony, ele traz especificações bestiais e um design em vidro, mudando pouca coisa na construção se comparado ao Z2 Tablet. O chip é o octa-core Snapdragon 810 com 3 GB de memória RAM, o que praticamente confirma que o Xperia Z4, quando lançado, trará exatamente o mesmo chip.

Sony

Sony

Sony

Ele tem 10.1 polegadas e resolução de 2560x1600, resultando em quase 300 PPI, mas mantém o aspecto 16:9, sendo um dos poucos modelos topo de linha que não fez a transição para o 4:3, como o Nexus 9. Ele chegará ao mercado com 32 GB de memória interna e suporte para cartões microSD de até 128 GB, trazendo também tudo o que há de mais moderno em conectividade, indo do Bluetooth 4.1 e GPS com GLONASS até uma versão com suporte a 4G LTE e NFC. Ainda não foi confirmado se ele terá televisão digital e rádio FM, algo que varia de mercado para mercado.

Sony

Como último detalhe que nos chamou a atenção, vale mencionar que ele tem uma câmera frontal para lá de boa, com 5 megapixels. Parece que o foco em selfies está chegando também aos tablets, assim como melhorias na câmera traseira, que tem 8 megapixels e filma em 1080p com HDR ativo. São mais atualizações do que realmente diferenciais importantes em relação às versões anteriores, mas é uma boa notícia que a Sony mantenha sua linha de tablets atualizada, ainda contando com proteção contra água e poeira.

Sony

Brincamos também com o "não tão mais básico assim" Xperia E4. A família E era, até então, composta pelas especificações mais básicas da Sony, então ficamos surpresos com o considerável upgrade dessa quarta geração, que conta inclusive com conexão 4G LTE (concorrente do novo Moto E?). O único ponto que não mudou tanto foi o processador, passando de um quad-core de 1,2 GHz da Qualcomm no E3 para um quad-core de 1,3 GHz da Mediatek (na prática, a diferença é quase nula).

Sony
Sony

A tela aumentou de tamanho e resolução, mas manteve basicamente a mesma densidade de pixels do Xperia E3, com 5 polegadas, tecnologia IPS e resolução de 540x960, além de trazer uma resistência contra riscos e impactos proprietária da Sony. A câmera traseira permaneceu com os 5 megapixels e capaz de gravar vídeos em Full HD, mas a frontal passou de VGA para 2 megapixels e com suporte a vídeos em 720p.

Sony

Sério, Sony?

O upgrade mais relevante, e extremamente importante para uso prolongado, foi o aumento da memória interna de 4 GB para 8 GB, o que faz o conjunto do Xperia E4 se aproximar do segmento intermediário. Porém, o fato de ele vir com o Android 4.4 KitKat de fábrica (todos os modelos da feira estavam com essa versão) é, no mínimo, frustrante. Se a estratégia da Sony é usar uma versão mais antiga do Android como forma de segmentação, temos que dizer: é uma péssima estratégia.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.