MWC 2014: PayPal e Samsung anunciam pagamento com autenticação biométrica

Por Igor Lopes | 25.02.2014 às 11:28

* De Barcelona, Espanha, com colaboração de Caroline Hecke

A Samsung e o PayPal anunciaram, nesta terça-feira (25), uma parceria que promete alavancar a popularização de sistemas de pagamento digital feitos pelo smartphone. Com o lançamento do Galaxy S5 e seu sensor biométrico, as empresas anunciaram também a possibilidade de efetuar pagamentos usando a carteira virtual do PayPal, com a autenticação feita pela impressão digital do dono do aparelho.

O uso da biometria exclui a necessidade de senha e login, garantindo maior segurança nas transações. Além disso, o sistema do PayPal armazena todos os dados na nuvem, sem deixar qualquer rastro de informações no aparelho. A medida visa dificultar ainda mais a ação de indivíduos mal intencionados.

Após a autenticação feita pelo aplicativo da sul-coreana, a única informação enviada pelo PayPal é uma chave criptografada exclusiva, que confirma a identidade do cliente sem que seja necessário armazenar informações biométricas nos servidores da empresa.

s5

Galaxy S5 (Fonte: The Verge)

A parceria faz parte do Fast IDentity Online Alliance, um programa lançado pelo PayPal no ano passado e que prevê o pagamento digital em milhões de estabelecimentos comerciais ao redor do mundo.

A autenticação biométrica via PayPal estará disponível para 26 países, incluindo o Brasil, juntamente com o início das vendas do Galaxy S5, que está marcada para o dia 11 de abril.

MWC 2014: Acompanhe tudo sobre a maior feira de tecnologia mobile aqui no Canaltech!