MWC 2013: Intel lança nova plataforma de processadores dual-core para mobile

Por Redação | 25.02.2013 às 16:20

A Intel, uma das principais produtoras de processadores do mundo, lançou nesta segunda-feira (25) uma nova plataforma de processamento Atom dual-core, também conhecida como Clover Trail+, durante a Mobile World Congress 2013 (MWC), que acontece entre os dias 25 e 28 de fevereiro em Barcelona, Espanha.

Saiba tudo sobre o Mobile World Congress 2013

O Clover Trail+ é uma nova plataforma que promete consumo menor de energia e deverá equipar novos aparelhos e ecossistemas, incluindo uma nova geração de tablets Android. Voltada para os dispositivos com o sistema operacional do Google, a plataforma é a primeira com função multibanda LTE que deverá chegar ao mercado já na primeira metade de 2013, trazendo um design de referência e promovendo uma duração maior nas baterias dos aparelhos móveis.

A plataforma, disponível em três variedades, utiliza um processador Atom dual-core de 32nm e as três variantes - Z2580, Z2560 E Z2520 - possuem velocidades operacionais de 2GHz, 1,6GHz, e 1,2GHz, respectivamente. Os processadores têm suporte para a tecnologia da Intel Hyper-Threading, permitindo que várias aplicações sejam executadas ao mesmo tempo, além do motor Intel Graphics Media Accelarator integrado de até 533MHz.

O núcleo gráfico, por sua vez, tem suporte para a codificação de vídeos em alta definição e decodificação de imagens em até 30 quadros por segundo. A Intel também promete que a solução gráfica da plataforma terá suporte para recursos avançados de imagem como duas câmeras, sensor de câmera principal com até 16 megapixels de resolução, captura de imagens em panorama, reconhecimento facial, captura de imagens móveis em HDR entre outras funções.

Além disso, a nova plataforma Intel tem suporte para Android Jelly Bean 4.2, monitores com resoluções maiores, Intel Wireless Display Technology, HSPA+ de 42Mbps em conjunto com a solução Intel XMM 6360 Slim Modem. A empresa afirma que os clientes que já utilizam a plataforma são Lenovo, ASUS e ZTE.