Google Drive for Work: armazenamento ilimitado na nuvem por apenas US$ 10 ao mês

Por Redação | 26 de Junho de 2014 às 10h20
photo_camera Divulgação

Na tarde desta quarta-feira (25), o Google mostrou seu compromisso para com o usuário final durante o keynote de abertura da conferência Google I/O. Foram anúncios desde uma versão do Android para carros até o sistema operacional em dispositivos vestíveis (no caso, relógios inteligentes). Mas a companhia não esqueceu do mercado corporativo e revelou o Drive for Work.

Trata-se de uma versão do já conhecido Google Drive, só que direcionado para o setor empresarial. Funciona assim: por mês, as empresas pagam US$ 10 por cada funcionário e todos terão armazenamento ilimitado na plataforma, que aceitará arquivos de até 5 TB de tamanho. A gigante das buscas ainda garante um conjunto de ferramentas de controles administrativos, relatórios avançados de auditoria e outros recursos da eDiscovery, a solução do Google para gerenciamento de arquivos.

Tudo isso é feito na nuvem, como já acontece na versão atual do Drive. Outra característica interessante do serviço é que, segundo o Google, todos os arquivos carregados na plataforma serão criptografados por padrão, tanto durante a transferência de informações entre os dispositivos e centros de dados do Google como também quando forem armazenados nos servidores da companhia de Mountain View. Além disso, as versões do Drive para tablets e smartphones em aparelhos com sistema iOS e Android serão atualizados para um modelo de interfaces mais limpas e desempenho mais rápido.

Este parece ser só o começo de um grande investimento do Google para expandir seus produtos para o mercado corporativo e, consequentemente, concorrer com serviços de rivais como Dropbox e o OneDrive da Microsoft. Na conferência desta quarta-feira, Sundar Pichai, vice-presidente do Android, Chrome e de apps do Google, afirmou que o Drive já conta com mais de 190 milhões de usuários ativos mensalmente – este número representa o total de pessoas que utilizam o Drive ao menos uma vez em 30 dias.

O Drive for Work está disponível desde já. Mais informações podem ser visualizadas na página oficial do serviço.

Uma outra novidade revelada pelo Google e voltada especificamente para empresas é o Cloud Dataflow, um conjunto de soluções que visa aprimorar seu serviço de nuvem incorporando funcionalidades mais modernas, como a capacidade de processamento de cargas dinâmicas e dados em tempo real. A plataforma é baseada em recursos já presentes no Google, como a ferramenta de dados FlumeJava, e o MillWheel, um sistema de processamento de fluxo de conteúdo.

Leia também:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.