Google Auto Link será lançado na próxima semana em conferência

Por Redação | 19 de Junho de 2014 às 12h21
photo_camera Divulgação

O Google vai aproveitar sua conferência anual de desenvolvimento de software que acontece este mês em San Francisco para lançar seu primeiro sistema operacional para carros, em uma clara competição com a Apple e o seu CarPlay. Segundo o site Auto News, três fontes comentaram sobre o projeto.

Ainda na fase de desenvolvimento, o projeto do Google era conhecido como Google Auto Link. E ele surge como um primeiro produto resultante do consórcio liderado pelo gigante chamado “Open Automotive Alliance”, que inclui ainda Audi AG, General Motors, Honda Motor, Hyundai Motor Group e a fabricante de chips NVIDIA Corp.

Segundo o que foi divulgado até o momento, o Google Auto Link não se trata de um sistema multimídia embutido, mas de um sistema “projetado”. Isso significa que quem utiliza o sistema operacional Android poderá controlar seu smartphone a partir dos controles do próprio carro e de um painel de exibição.

As primeiras demonstrações do Google Auto Link serão realizadas durante a conferência Google I/O, que acontece nos dias 25 e 26 de junho em San Francisco – mas ainda não se sabe qual modelo será usado. Quando foi iniciado o consórcio da Open Automotive Alliance, o grupo anunciou que iria lançar o sistema operacional Android para carros a partir de 2014.

O Google iniciou suas tentativas no mercado automobilístico em 2005 e atualmente já é parceiro de várias montadoras e oferece alguns serviços. A Audi, por exemplo, tem um acordo exclusivo com o Google para que seus carros de luxo usem as imagens do Google Earth em sobreposição ao GPS tradicional. Já com a Hyundai, o Google equipou alguns carros com o sistema built-in, que permite ao motorista encontrar destinos próximos a partir de comando de voz.

A parceria entre gigantes da tecnologia como Google e Apple com as montadoras também não é novidade. As companhias automobilísticas investiram por décadas no desenvolvimento de seus próprios sistemas integrados, no entanto, com esforços feitos muitas vezes em vão.

Já com a adoção de sistemas operacionais como o Android e o iOS nos veículos, os clientes já estão acostumados com a operacionalidade, defendem as montadoras. Outro ponto positivo é a economia, uma vez que as empresas de tecnologia já possuem seus próprios desenvolvedores.

As investidas do Google em liderar no mercado de tecnologia para carros não surpreende, de fato. A empresa viu seu sistema operacional Android ultrapassar o iOS da Apple no mundo e atualmente opera em mais de 1 bilhão de dispositivos.

No setor automobilístico, a Apple também já faz suas primeiras demonstrações. Em março, a empresa fez um teste com o CarPlay durante o Salão do Automóvel de Genebra. O sistema permite que o motorista dê alguns comandos apenas com a voz, como escolher uma música ou definir o destino do GPS. O condutor ainda pode realizar essas tarefas por um painel sensível ao toque.

No material divulgado para a imprensa a Apple afirmou que o CarPlay é uma maneira mais inteligente e segura de usar o iPhone no carro. A questão da segurança é importante, pois essas empresas têm sofrido pressão de reguladores de segurança em carros para que esses novos mecanismos não sejam uma distração para o condutor.

A Apple afirmou que ainda este ano equiparia modelos da Honda, Hyundai, Jaguar, Mercedes-Benz e Volvo com o CarPlay.

Agora é esperar para ver o que o Google reserva para demonstrar ao público na próxima semana, mas a empresa já revelou que está desenvolvendo novos recursos para a plataforma Android que permitirão “que o próprio carro se torne um dispositivo Android conectado”.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!