Futurecom 2014: Anatel apresenta app para medição de qualidade de sinal

Por Rafael Romer | 14.10.2014 às 19:52
photo_camera Rafael Romer/Canaltech

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou nesta terça-feira (14) o novo aplicativo "Anatel Serviço Móvel", que fornece informações sobre a quantidade de células e qualidade de sinal de voz e dados das operadoras de determinada região.

Disponível para Android e, em breve, iOS, o aplicativo é a primeira tentativa da Anatel de se aproximar mais dos consumidores finais dos serviços de telecomunicações. Segundo o órgão regulador, o serviço será uma "prova de conceito" e, se der certo, a expectativa é que outros serviços sejam lançados no futuro.

"A ideia é incrementar o relacionamento da Anatel com os consumidores de serviços de telecomunicação", afirmou o presidente da Anatel, João Bastista de Rezende.

Anatel

Anatel

Anatel

O aplicativo utiliza dados que hoje já são coletados pela agência todos os meses, mas até agora não eram disponibilizados para o consumidor final de maneira amigável, como o aplicativo intenciona fazer.

Ao entrar no aplicativo, há três indicativos diferentes. O primeiro mostra quais as operadoras presentes no município no qual o usuário está localizado, assim como a quantidade de torres 2G, 3G e 4G que possuem.

Além disso, é possível receber informações sobre a qualidade de sinal de voz e dados de cada uma das operadoras. Através de barras coloridas, o app mostra a quantidade de ligações e acessos de dados bem sucedidos ou mal sucedidos por operadora por região. A Anatel atualizará os dados mensalmente de acordo com o desempenho das operadoras.

O usuário também pode selecionar cada uma das empresas separadamente, o que abrirá um mapa dos arredores mostrando a localização das células da operadora.