EMC fornecerá infraestrutura de storage e segurança das Olímpiadas do Rio 2016

Por Redação | 29 de Agosto de 2014 às 11h25

A empresa norte-americana especialista em soluções de infraestrutura de informação, software e serviços EMC anunciou nesta quinta-feira (28) que assinou um contrato com o Comitê Organizador da Rio 2016 para fornecer as soluções de armazenamento para os Jogos Olímpicos. Carlos Cunha, presidente da EMC Brasil, destacou que o acordo garante que toda a infraestrutura de storage do evento esportivo será baseado na plataforma EMC.

Ainda de acordo com o executivo, a EMC foi a única capaz de atender a todos os requisitos de confiabilidade, disponibilidade, escalabilidade e segurança exigidos para o evento. Graças a isso, as soluções da companhia suportarão as duas principais torres de tecnologia de informação da Rio 2016 (administrativa e dos jogos) e centralizará os dados colhidos nas 35 instalações de competições.

A EMC Brasil também será responsável por todo o suporte técnico e proteção dos dados como os resultados das competições, fotos e vídeos, informações dos atletas e de suas nações, registros das instalações entre outros.

EMC tem receita recorde no segundo trimestre de 2014, aponta relatório

Ao todo, 55 terabytes de dados serão destinados ao evento. Tanto espaço equivale a 720 mil fotos ou 4 mil minutos de filmagem. Renato Ciuchini, diretor-executivo comercial do Comitê Olímpico, destaca que esse número pode ultrapassar os 117 terabytes sem problemas de estrutura, já que é feita uma estimativa para a capacidade máxima de armazenamento de dados.

Ciuchini também explica que o segmento de tecnologia do evento receberá o equivalente a R$ 1,4 bilhão, sendo este o segundo maior destino da verba, perdendo apenas para a infraestrutura para os jogos, como a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico, que angariarão 21% do orçamento total.

Para o evento, a empresa pretende implantar as plataformas EMC Avamar para backup e storage e EMC RecoverPoint para a replicação de dados.

O valor do acordo não foi revelado, já que as soluções serão fornecidas em troca de patrocínio do evento.

Leia também: EMC inaugura Centro de P&D e anuncia acordo de SmartCity com Prefeitura do Rio

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.