Publicidade

Copa das Copas (e da zoeira) quebra recordes de audiência no Twitter e Facebook

Por| 14 de Julho de 2014 às 16h26

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Twitter

A Copa do Mundo acabou neste domingo (13) e quebrou mais um recorde de engajamento nas redes sociais. De acordo com dados oficiais do Twitter e Facebook, o campeonato foi o evento de mídia mais comentado na história das plataformas, totalizando milhões de tuítes e postagens em cada serviço.

No caso do Twitter, a partida entre Alemanha e Argentina no Maracanã gerou 32,1 milhões de tuítes enquanto acontecia, e foi o evento que mais registrou tuítes por minuto (TPM). Segundo o microblog, às 18:25 do domingo, a rede marcava 556.499 TPM, logo após o jogador Mario Götze marcar o gol que rendeu a vitória para a Alemanha. Ao final da partida, outro momento de destaque foi quando Lionel Messi, da Argentina, recebeu a Bola de Ouro como melhor jogador do torneio. Nesse momento, foram 396.773 TPM.

O ápice aconteceu no instante em que a seleção alemã foi declarada a grande campeã do mundial, quando foram contabilizados 618.725 tuítes por minuto, superando o recorde anterior do jogo entre Brasil e Alemanha na semifinal, que teve 580.166 TPM. Mesmo assim, o vexame da seleção brasileira, que perdeu de 7 a 1 para os alemães, continua como o evento esportivo mais tuitado da história, com 35,6 milhões de mensagens.

Continua após a publicidade

Foram 32,1 milhões de tuítes contabilizados na partida final da Copa (Foto: Divulgação/Twitter)

O Twitter também divulgou os principais jogadores de cada time na partida. Do lado da Alemanha, Götze foi o mais comentado, seguido por Manuel Neuer e Christoph Kramer. Do lado da Argentina, Messi vem em primeiro, seguio por Gonzalo Higuaín e Javier Mascherano. O ranking foi elaborado com base nos comentários dos usuários durante o jogo.

O ponto alto da final no Maracanã foi no encerramento da partida com a Alemanha campeã (Foto: Divulgação/Twitter)

Continua após a publicidade

Facebook

Se no Twitter os números já são altos, no Facebook são ainda mais impressionantes. No jogo final de domingo, 88 milhões de pessoas em todo o mundo geraram mais de 280 milhões de interações, incluindo 10,5 milhões de usuários nos Estados Unidos, 10 milhões no Brasil, 7 milhões na Argentina e 5 milhões na Alemanha. Os momentos de maior repercussão se igualam aos do microblog: no topo da lista aparece o instante da vitória alemã, seguido pelo gol de Mario Götze, uma cobrança de Messi quase no fim da partida e a nomeação do jogador argentino como o melhor do mundial.

Os índices de engajamento no Facebook vão além, e consagram a Copa do Mundo no Brasil como o maior evento de mídia social já registrado na história da empresa. Foram 350 milhões de internautas do Facebook em todo o mundo que compartilharam 3 bilhões de interações, incluindo publicações, comentários e curtidas. Além da grande final, a derrota do Brasil para a Alemanha foi outro grande momento de repercussão na rede, com 66 milhões de pessoas falando sobre o assunto, o que gerou 200 milhões de interações.

"Sabíamos que a Copa do Mundo seria grande, mas esse nível de engajamento é extraordinário. Foi o maior nível de conversas sobre um único evento que já registramos", disse à Reuters Nick Grudin, diretor de parcerias de mídia global da companhia. "O Facebook foi o estádio global para a Copa do Mundo de 2014".

Continua após a publicidade

Copa do Mundo foi o evento mais comentado na história da rede social (Foto: Divulgação/Facebook)

Um infográfico divulgado pela rede revela ainda alguns dados interessantes. Quatro brasileiros aparecem na lista dos jogadores mais falados em toda a Copa: Neymar, em primeiro, David Luiz (5º), o goleiro Júlio César (6º) e Hulk (9º). Os usuários brazucas também foram os que mais usaram a plataforma para comentar sobre o evento, totalizando 55 milhões de pessoas entre 12 de junho e 13 de julho. Além disso, 57% de todos os brasileiros cadastrados no Facebook participaram de discussões sobre o mundial.

Neymar e David Luiz também aparecem como os jogadores que mais ganharam fãs durante a Copa. A página oficial do craque Neymar Jr. ganhou quase 15 milhões de novos seguidores, e a de David Luiz mais de 11 milhões. Em terceiro lugar está o jovem James Rodriguez, da Colômbia, que ganhou mais de 9 milhões de fãs. Uma foto de Neymar postada no dia 21 de junho foi o post mais falado da Copa no Facebook: 56 mil comentários e cerca de 2,4 milhões de curtidas.

Continua após a publicidade

Leia também: