Copa 2014: veja quais jogos serão gravados em resolução 4K

Por Redação | 06 de Junho de 2014 às 09h43
photo_camera Divulgação

Apesar do preço elevado das TVs 4K, muita gente já adquiriu um aparelho equipado com a nova tecnologia. E quem já possui um televisor com resolução Ultra HD (quatro vezes maior que o Full HD), poderá acompanhar algumas partidas da Copa do Mundo do Brasil em altíssima definição. No total, serão nove partidas gravadas com 12 equipamentos que filmam em 4K. A primeira delas será no próximo sábado, 14 de junho, quando Japão e Costa do Marfim se enfrentam na Arena das Dunas, em Natal.

A escolha do Japão para a primeira partida Ultra HD não foi por questões de "popularidade". Até porque, se isso fosse levado em consideração, o primeiro jogo captado em 4K seria o da seleção brasileira. "Como a maioria dos jogos não serão transmitidos em 4K nesse momento e sim, captados, como aconteceu na Copa das Confederações, para fins de testes para transmissões em um futuro próximo, a escolha não foi feita com base em popularidade, mas sim de acordo com a infraestrutura disponível para essa captação, bem como a viabilidade de equipe técnica em questão", disse a Sony ao G1.

Além da partida do dia 14 de junho, estão programadas as gravações 4K nos seguintes jogos:

  • Gana x Estados Unidos - 16 de junho, em Natal;
  • Japão x Grécia - 19 de junho, em Natal;
  • Brasil x Camarões - 23 de junho, em Brasília;
  • Oitavas de final - 28 de junho, em Belo Horizonte;
  • Oitavas de fiinal - 30 de junho, em Brasília;
  • Quartas de final - 5 de julho, em Brasília;
  • Seminal - 8 de julho, em Belo Horizonte;
  • Final do campeonato - 13 de julho, no Rio de Janeiro.

No mapa abaixo divulgado pela Sony Brasil você vê a posição das câmeras 4K nos estádios onde os testes serão feitos:

Transmissão 4K da Copa

Serão 12 câmeras espalhadas por todo o estádio para captação em 4K (Foto: Divulgação/Sony Brasil)

Algumas arenas da Copa ainda terão estandes de exposição comercial da Sony, além de eventos "FIFA Fan Fest" que acontecem separadamente. Nesses locais, os visitantes poderão assistir a trailers promocionais produzidos em Ultra HD em telas de 60 polegadas – os vídeos vão exibir lances das partidas gravadas em 4K. De acordo com a empresa japonesa, há um tempo de 24 horas entre a captação das imagens dos jogos e o final de sua produção. Isso significa que o jogo só estará disponível em 4K no dia seguinte à sua realização.

A empresa de TV por assinatura NET e a Vivo também farão testes de transmissão em 4K de jogos da Copa. A Rede Globo também fechou uma parceria com a Sony e a FIFA para exibição Ultra HD de três partidas do evento, todas realizadas no Maracanã – oitavas de final, dia 28 de junho, às 17h pelo horário de Brasília; quartas de final, em 4 de julho, às 13h; e a final, no dia 13 de julho, às 16h. A transmissão 4K poderá ser assistida gratuitamente em telões que serão instalados em diferentes locais do bairro Jardim Botânico (RJ).

O conteúdo em altíssima definição produzido pela FIFA será transmitido e captado por aparelhos de televisão da Sony otimizados para a demonstração da tecnologia.

Mais notícias sobre a Copa:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.