Confira os destaques da PhotoImage deste ano

Por Pedro Cipoli | 02 de Setembro de 2013 às 11h38
photo_camera Leonardo Pavini/Canaltech

Em nossa passada pela PhotoImage Brasil 2013 vimos algumas novidades interessantes para fotógrafos profissionais, entusiastas ou para aqueles que somente adoram tirar fotos para postar nas redes sociais. Entre os expositores era nítida a preferência dos visitantes pelos estandes da Canon e Nikon, que, como nas edições passadas, levou aos palcos grandes nomes da fotografia em palestras voltadas para fotógrafos profissionais.

PhotoImage 2013 - 01
PhotoImage 2013 - 02
PhotoImage 2013 - 03

O destaque do estande da Canon era a 70D, câmera DSLR muito aguardada por consumidores da linha intermediária da fabricante. Sucessora da 60D, é uma atualização em alguns aspectos, sem grandes mudanças - com exceção do novo sensor de 20,2 megapixels e um novo sistema de autofoco em Live-View mais rápido e preciso, o chamado Dual Pixel CMOS AF, demonstrado na feira.

PhotoImage 2013 - 04
PhotoImage 2013 - 05

Além da 70D, vimos a SL1, menor DSLR do mundo, anunciada pela Canon em março deste ano, e a EOS-M, primeira câmera mirrorless (sem prisma) da marca. Os novos modelos estarão à venda no site da Canon em outubro.

PhotoImage 2013 -  08
PhotoImage 2013 - 09

O estande da Nikon também estava bem movimentado. Além dos modelos profissionais de DSLRs e lentes, vimos uma enxurrada de novas câmeras compactas para todos os bolsos, entre elas a Coolpix A.

PhotoImage 2013 - 10
PhotoImage 2013 - 11

A Nikon Coolpix A é a câmera compacta mais avançada da Nikon. O equipamento veio para competir com as câmeras de bolso de alto desempenho (e, claro, alto custo) lançadas pelas outras fabricantes, tendência que vem se fortalecendo nos últimos anos. Ela possui um sensor DX (de tamanho semelhante aos encontrados em câmeras DSLR convencionais), uma lente fixa de 28mm com abertura de f/2.8, total controle manual e corpo fabricado em alumínio.

Outro destaque, para aqueles que gostam de estar sempre conectados é a Nikon S800c, uma câmera compacta com Android (infelizmente a versão 2.3 Gingerbread. Isso em pleno 2013!), acesso a todos os aplicativos da Google Play, conexão à internet via Wi-Fi e GPS integrado.

PhotoImage 2013 - 12

Não vimos por lá a Sony (com suas linhas Alpha e Nex), nem a Samsung (que vem investindo cada vez mais em câmeras fotográficas), e também nada da Panasonic, o que que achamos bem estranho. Isso foi bom para as outras empresas, que ganharam mais detaque, como é o caso da Fuji com suas câmeras compactas de alto desempenho e design retrô, além da ousada linha X de sistemas de lentes intercambiáveis. Destaque para a XE-1, com sensor APS-C e visor eletrônico OLED com 2,36 milhões de pontos de resolução.

PhotoImage 2013 - 13

Em meio aos sempre lotados estandes de produtos voltados à indústria fotográfica como fotolivros, impressoras de alta qualidade e os mais diversos acessórios. No campo tecnológico percebemos que ainda há uma certa dificuldade por parte dos grandes fabricantes em tornar disponíveis ao público (em tempo e a preços mais coerentes) as novidades da feira no Brasil.

Conversamos com representantes das principais fabricantes e a resposta foi unânime: impostos. Mas sabemos que não é só isso, não é verdade?

PhotoImage 2013 - 15
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.