Conferência Google I/O terá eventos oficiais no Brasil

Por Redação | 10.06.2014 às 15:21
photo_camera Divulgação

Daqui a duas semanas começa a Google I/O, conferência da gigante das buscas voltada para profissionais e desenvolvedores de aplicativos e softwares. As entradas para o evento, que acontecerá em São Francisco, nos Estados Unidos, já estão esgotadas, mas uma novidade vai permitir a participação de usuários de outros países – inclusive do Brasil.

Como explica José Papo, gerente de relacionamento com desenvolvedores do Google Brasil, no blog oficial da empresa, nos dias 24 e 26 de junho, quando será realizada a conferência nos EUA, desenvolvedores brasileiros poderão participar da Google I/O Extended. Essas versões ampliadas do evento vão permitir aos cadastrados assistir ao keynote do evento principal por streaming do YouTube, realizar atividades focadas no ecossistema local de desenvolvedores, participar de palestras regionais e criar conexões com outros profissionais da área.

Cada municípo terá uma programação própria. Em São Paulo, por exemplo, a Extended terá uma experiência semelhante à versão americana, com palestras sobre diversas ferramentas da empresa, entre elas a plataforma Google Cloud, os óculos inteligentes Google Glass e o sistema operacional para dispositivos vestíveis Android Wear. O evento na capital paulista contará ainda com a presença de Kenzo Porto, especialista no serviço de mapas do Google, e Anderson Casimiro (Duodraco), da Jetbrains.

Para se inscrever é necessário ter perfil técnico, ou seja, apenas profissionais terão acesso ao cronograma de atividades da Google I/O. Neste caso, o internauta precisa incluir no formulário seu perfil profissional no LinkedIn ou Github. Os participantes serão escolhidos por sorteio e os ganhadores serão revelados no dia 20 de junho. O formulário já está disponível na internet (clique aqui para acessar) e qualquer pessoa pode se cadastrar – desde que tenha disponibilidade para viajar até São Paulo.

Quem não for sorteado poderá acompanhar iniciativas semelhantes em outras cidades brasileiras, sendo elas Rio de Janeiro, Porto Alegre, João Pessoa, Aracaju, Belo Horizonte, Jaraguá do Sul, Vale do Paraíba e Florianópolis. A programação completa de onde serão realizados os eventos do Google I/O Extended no Brasil pode ser acompanhada na página Desenvolvedores Google na rede social Google+. Há também um PDF completo sobre as Extendeds divulgado pelo Google, que você pode visualizar neste link (em inglês).

A Google I/O será realizada nos dias 25 e 26 de junho, no Moscone Center, em São Francisco. Além de novidades para desenvolvedores, engenheiros e profissionais da área de design, o evento trará anúncios relacionados a novos produtos e serviços do Google, incluindo o Android, o Project Ara, projeto de smartphones modulares, e o Android Wear, sistema operacional para dispositivos vestíveis. Há ainda um rumor de que será apresentada uma versão do serviço de streaming de jogos e filmes batizado de Android TV.